segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Livros de graça para ler a qualquer hora

Imagine ter uma biblioteca com clássicos da literatura universal, em português, ao alcance da mão e de um clique. Livros que podem ser lidos a qualquer hora, em que é possível parar, retomar a leitura no dia seguinte, bastando saber a página em que estava. Tudo isso na tela do computador. Se preferir, é possível imprimir e ler na cama ou na poltrona.

É isso que oferece o portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br), mantido pelo Ministério da Educação. Ele funciona como uma gigantesca biblioteca virtual aberta para qualquer pessoa. No portal é possível acessar obras literárias, artísticas e científicas na íntegra, de autores renomados, sem nenhum custo. E não há apenas textos, mas também sons, imagens e vídeos, dependendo da obra escolhida. O acesso é liberado de forma totalmente legal, pois têm divulgação autorizada pelos próprios detentores dos direitos ou porque se tornaram de domínio público já que seus autores morreram há mais de 70 anos.

No site há obras completas - poemas, contos, romances - em até mais de uma versão. Nem todos os arquivos são livros completos, mas textos específicos de algum autor. Eles estão por ordem de maior procura: os mais populares primeiro e os menos populares por último.

Na página do You Tube, há um vídeo que explica como funciona o portal e que oferece dicas sobre a melhor forma de navegar na página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário