terça-feira, 15 de março de 2011

CURIOSIDADES DA PROVINHA BRASIL

Quem participa da Provinha Brasil?

A Provinha Brasil avalia o Processo de Alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental.
Qual o objetivo da Provinha Brasil?

O objetivo da Provinha Brasil é fornecer um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo deste processo.


O que a Provinha Brasil avalia?


A Provinha Brasil avalia as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas aquelas habilidades consideradas essenciais que podem ser avaliadas por meio deste instrumento.

Como entender os resultados da Provinha Brasil?
A Provinha Brasil oferece uma escala para interpretação dos resultados, que pode ser analisada pelo próprio professor ou representantes das realidades de ensino onde a Provinha é aplicada.
A partir do número de acertos é possível identificar em qual nível de desempenho cada aluno se encontra. Cada nível demonstra as habilidades em alfabetização já consolidadas e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas.

Como a Provinha Brasil chega ao seu município?

A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP, e distribuída pelo MEC/FNDE, no início e ao final do ano letivo, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal que ficam responsáveis pela aplicação.

O que tem de novo?

O Kit da Provinha Brasil foi reformulado. Além disso, a partir do 2º semstre de 2011 será distribuído o kit da Provinha Brasil de Matemática.

1- Caderno do Aluno: caderno de teste com as questões que serão aplicadas para os alunos;
2- Guia de Aplicação: caderno com as questões que serão aplicadas e todas as orientações para a correta aplicação;
3- Guia de Correção e Interpretação dos Resultados: caderno que apresenta as habilidades avaliadas ( Matriz de Referência), além de todas as orientações para corrigir e interpretar os resultados;
4- Reflexões sobre a Prática: caderno que estabelece relação entre resultados da Provinha Brasil e as políticas e os recursos disponibilizados pelo governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário