quinta-feira, 10 de março de 2011

RELATÓRIO DA 1ª VISITA ÀS UNIDADES DE ENSINO

Como pode ser observado pela rotina abaixo, conclui a primeira visita as Unidades de Ensino que, aliás, foi informal e quero antes de qualquer registro parabenizar os diretores, coordenadores de ensino e pedagógicos, juntamente com o seu corpo docente pelo trabalho que já foi desenvolvido em duas semanas de aula. Destaco que as escolas já realizaram - mesmo como todos os entraves de lotação por conta dos concursos e atraso no fechamento dos quadros de professores - seus planejamentos, diagnose inicial e outros trabalhos necessários para o bom funcionamento da escola e assim deram a largada para o ano letivo de 2011.

A sensação de acolhimento foi grande em todas as Unidades de Ensino – a rede estadual tem 8 (oito) escolas localizadas na zona urbana, e em cada uma podemos observar a cidadania sendo construída.

No decorrer dessas visitas os itens que foram listados para essa conversa, quase todos já estão contemplados e os que não foram estão em processo de construção e fechamento, isso é um reflexo do compromisso que a equipe da escola tem com a educação de Tarauacá.

Foi observado que há uma afinidade no trabalho desenvolvido pela equipe gestora, principalmente nas ações pedagógicas, porém, ainda há centralização no que se referem ao trabalho administrativo, muitas vezes a coordenação deixa de fazer sua parte que é pedagógica para fazer trabalho que é de competência da administração, outro problema detectado foi à falta de tempo dos docentes para o planejamento, o principal motivo é o acúmulo de serviço, como dupla jornada de trabalho.
Quero ressaltar uma escola localizada em um bairro considerado por muitos setores da sociedade como periférico e problemático, porém, conforme vocês podem ver pela foto, esta de parabéns pelos jardins e pela educação incutida nos alunos pela conservação dos espaços da escola, isso é só um ponto observado, todas as Unidades de Ensino produz materiais e constrói espaços belos de se ver.
Essas fotografias são partes dos jardins que existem dentro da escola Rosaura Mourão, e eles são belos e conservados, as crianças não arrancam folhas nem flores, é a educação ambiental sendo feito fora da sala de aula. Vivemos um momento em que a conservação do meio ambiente é fundamental para uma melhor qualidade de vida. Parabéns a escola, esse é o primeiro passo para a formação de um cidadão sensível ao da vida.
“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva)
ROTINA DA SEMANA
SEMANA DO DIA 28/02 A 04/03/2011
UNIDADE DE ENSINO DATA HORARIO
Tupanir Gaudêncio da costa 28/02/2011(segunda-feira) 14h
Rosaura Mourão 28/02/2011(segunda-feira) 16h
Insituto São José 01/03/2011(terça-feira) 8h
João Ribeiro 01/03/2011(terça-feira) 14h30min./ 19h
Plácido de Castro 01/03/2011(terça-feira) 15h30min.
Dr. Djalma da C. Batista 02/03/2011(quarta-feira) 8h
Delzuite Barroso 02/03/2011(quarta-feira) 9h30min.
Reunião com os Formandos do PEDEaD 02/03/2011 (quarta-feira) 15h
Reunião com EJA 02/03/2011(quarta-feira) 16h
Edmundo Pinto 03/03/2011(quinta-feira) 8h30min.
Capacitação do PORONGA 04/03/2011(sexta-feira) 14h- participar para conhecer o funcionamento do PROGRAMA
Obs. Conversar com a equipe gestora sobre: calendário escolar, matrícula inicial, resultados finais 2010 – pegar Instrumento 1 do PDE, ver quadro de lotação dos docentes – ver necessidades, planejamento inicial, cronograma de planejamento, EJA – como foi o planejamento , Plano de Ação , Plano Pedagógico e Cronograma de planejamento e principalmente o Plano de Ação elaborado pela equipe pedagógica do Núcleo de Educação, Projeto “Família e Escola – unidos pela educação” e documento elaborado pelas equipes gestoras do núcleo e das escolas visando dinamizar os trabalhos pedagógicos e administrativos como também a melhoria na qualidade do ensino oferecido por todas as escolas da rede estadual entre outras informações pertinentes.

Luciene Nunes Calixto
Coordenadora de Ensino Básico

Nenhum comentário:

Postar um comentário