sexta-feira, 27 de maio de 2011

1ª Formação Continuada para os Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio


Secretaria de Estado da Educação do Acre | Instituto Abaporu
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EF-II E EM
“Para favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas”
COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA
48 horas em Maio|Julho|Setembro 2011
48 h = 12h|12h|12h mais 12h à distância
EMENTA
“Para favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas” é um curso de 48 horas destinado a todos os professores da rede pública do estado do Acre, que trabalham nas séries finais do Ensino Fundamental e em todos os anos do Ensino Médio. Neste trabalho, o enfoque não será o ensino específico de cada disciplina, e sim assuntos relacionados ao ensino de todas as disciplinas. Por essa razão, a composição dos grupos é mista: estarão reunidos professores de EF e EM, sempre que possível por área (mas não necessariamente) e, em todos, as atividades serão semelhantes, variando-se apenas os exemplos e eventualmente os textos analisados no grupo, a depender da composição que tenha. Os principais conteúdos do curso, distribuídos em três encontros anuais de 12 horas, são os seguintes:
           leitura/compreensão de textos nas diferentes disciplinas
           procedimentos de estudo dos textos informativo-expositivos
           propostas metodológicas problematizadoras
           o momento de sistematização dos conteúdos
           ampliação da ideia de conteúdo do ensino
           relação entre objetivos, conteúdos e atividades de ensinar e avaliar
           avaliação como subsídio do planejamento
           projetos que podem engajar os alunos
           gestão da sala de aula, dentre outros.
A carga horária será composta de 36 horas presenciais e 12 horas à distância, para realizar atividades orientadas e apresentar ao formador antes do encontro seguinte.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTE CURSO DE FOMAÇÃO
Abordar alguns temas importantes que já foram incorporados no discurso pedagógico, mas ainda não na prática dos professores (relacionados acima, na ementa):
·          leitura/compreensão de textos nas diferentes disciplinas
·          procedimentos de estudo dos textos informativo-expositivos
·          propostas metodológicas problematizadoras
·          o momento de sistematização dos conteúdos
·          ampliação da ideia de conteúdo do ensino
·          relação entre objetivos, conteúdos e atividades de ensinar e avaliar
·          avaliação como subsídio do planejamento
·          projetos que podem engajar os alunos
·          gestão da sala de aula, dentre outros.
Tematizar as duas mudanças indicadas, assim como os conteúdos acima relacionados, exatamente conforme pressupõe a tendência atual, com a qual concordamos (e que orienta toda a produção de subsídios na SEE e no Instituto Abaporu), ou seja: com enfoque em propostas metodológicas de formação (no próprio curso) que priorizem o uso de situações-problema e a aplicação dos conceitos trabalhados nos três encontros anuais.
·          Enfatizar a necessidade de estudar as Orientações Curriculares da própria disciplina, onde se encontram propostas semelhantes às tratadas no curso, porém específicas da disciplina.
Módulo 1 (encontro de 12 horas em maio)
Leitura, compreensão e estudo de textos nas diferentes disciplinas
1º período
Atividades iniciais (+ 30’)
·       Apresentação pessoal, procurando, sempre que possível, pontos de identificação com a condição dos professores do grupo, com o cuidado de não produzir um efeito de distanciamento, de assimetria entre formador e professores
·       Apresentação da proposta geral do curso todo e da pauta específica do encontro de maio
IMPORTANTE
®      Destacar o fato de que haverá atividades a serem realizadas no intervalo dos encontros (a distância) e explicitar em linhas gerais quais serão elas – serão basicamente leituras orientadas e realização de tarefas relacionadas às leituras
®      Explicar a razão de iniciar o curso discutindo a leitura de textos das diferentes disciplinas e os procedimentos de estudo:
           o que define a formação de professores realizada na Secretaria de Estado de Educação do Acre é o nível de aprendizagem dos alunos => as observações dos professores e o desempenho dos alunos nas avaliações externas têm mostrado que é preciso enriquecer o trabalho no que diz respeito à capacidade de ler melhor, estudar, compreender melhor o que lê e estuda, relacionar conceitos, generalizar, dentre outros do tipo
           por essa razão, neste curso a opção foi por desenvolver uma pauta comum relacionada ao trabalho em todas as disciplinas, razão de os professores estarem agrupados (EFII e EM) e a composição de grupos por área não ser uma necessidade a metodologia do curso neste primeiro Módulo prevê realizar as atividades de estudo de textos no próprio grupo, tendo como subsídio um material produzido para o Ensino Fundamental, para favorecer o aprofundamento da discussão sobre os procedimentos de estudo, bem como o intercâmbio entre professores que já desenvolvem práticas nesse sentido.
®      Enfatizar a importância de todos perguntarem o que considerarem oportuno em relação aos conteúdos da pauta, mas também de não polarizarem as discussão em virtude de o tempo ser muito curto – razão de não ser viável fazer uma apresentação pessoal de cada participante (o que será feito conforme indicado abaixo).
Proposta 1 - Discussão preliminar sobre procedimentos de estudo (+ 2h)
ENCAMINHAMENTO SUGERIDO
-           Apresentar um PPt sobre os níveis de leitura e a especificidade da leitura para aprender (isto é, do estudo) [estou fazendo a estrutura básica para depois cada formador complementar, se for o caso]
-           Fazer um levantamento do tipo de trabalho que os professores já realizam para ensinar os alunos a estudar: em pequenos grupos os professores listarão quais propostas já desenvolvem para que eles aprendam a estudar os textos das respectivas disciplinas, o que será socializado em seguida com todos
Observação: Aqui a ideia é que, em grupos de 5 ou 6 integrantes, os professores discutam o que já fazem para ensinar os alunos a estudar e que um relator depois apresente o grupo (nome, disciplina com que trabalha e município) e depois o conjunto de propostas listadas, em um único bloco geral. Essa atividade funcionará como apresentação dos integrantes da turma.
-        Apresentar um PPt com a relação de expectativas de aprendizagem que tratam dos procedimentos de estudo (contidas no Anexo 1 e transcritas a seguir) e explicar o que são textos expositivos
Textos expositivos são aqueles que pretendem fazer compreender um assunto, apresentar um tema novo, expor um conceito, onde o autor apresenta informações sobre um assunto supostamente desconhecido ou pouco familiar aos leitores, com as explicações necessárias para favorecer o entendimento do que é tratado. Os textos que nos habituamos a chamar de textos teóricos e a maioria dos que estão nos livros didáticos são textos expositivos. Esta nota explicativa é um texto expositivo. Outros exemplos de gêneros textuais expositivos: verbete de enciclopédia, resumos de textos explicativos, resenhas ou relatos de experiência científica etc.
LEITURA PARA APRENDER A ESTUDAR
Ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento para aprender os temas tratados e os procedimentos de estudo necessários a todo estudante:
Utilizar procedimentos eficazes de leitura, como, por exemplo, desconsiderar temporariamente o que não foi entendido ou aparentemente não interessa, para avançar na leitura e ver se, adiante, é possível compreender melhor, com ajuda do professor, se necessário.
Reler um fragmento do texto para verificar se compreendeu adequadamente.
Discutir com outros leitores as interpretações geradas por uma leitura.
Estudar, textos expositivos, tanto para aprender sobre eles, quanto para aprender procedimentos de estudo, com ajuda, se necessário.
Sublinhar fragmentos do texto para facilitar a localização de informações, com a ajuda do professor, se necessário.
Fazer grifos ou anotações para selecionar o que é principal e o que é secundário em um texto, estabelecendo respectivas relações.
Elaborar e anotar perguntas sobre o conteúdo do texto, com ajuda do professor, se necessário.
Fazer anotações sobre cada parágrafo do texto lido, por exemplo: escrever palavras-chave, elaborar títulos e registrar comentários, com a ajuda do professor, se necessário.
Resumir o texto, a partir de informações mais relevantes, com ajuda do professor, se necessário.
Elaborar esquema, a partir do que foi identificado como principal e secundário em um texto, com ajuda do professor, se necessário.
Fazer anotações a partir de uma exposição oral, com ajuda do professor, se necessário.
Comparar informações provenientes de diferentes fontes (como, por exemplo, enciclopédias, revistas, livros, páginas da internet), sobre um mesmo tema, com ajuda do professor, se necessário.
Utilizar procedimentos eficazes para esclarecer dúvidas, como, por exemplo, reler o texto, retomar anotações e consultar outras fontes, com ajuda do professor, se necessário.
Pesquisar sobre determinado assunto, em diferentes fontes, com ajuda do professor, se necessário.
Elaborar e registrar conclusões a partir da observação de divergências entre informações de fontes diversas, com ajuda do professor, se necessário.
Comparar resumos relativos a textos estudados, quanto à forma e conteúdo, com ajuda do professor, se necessário.
Parafrasear trechos do texto lido, sem acrescentar ou retirar informações, com ajuda do professor, se necessário.
Fazer o fichamento de livros, com ajuda do professor, se necessário.
- Discutir as dúvidas e opiniões, dando as devidas explicações. 

Grupo de professores das áreas exatas - oficinas

Grupo de professores das áreas humanas - exposição da formadora

Professores de matemática: Ildo, Gleison e Rogério

Formadora Dulce, Coordenadora Luciene e Formador Heitor.

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