quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º PARTE DO PROJETO “FAMÍLIA E ESCOLA – POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/AÇÃO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO COM O TÍTULO – “O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA – INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA”


2-A Equipe Gestora das Unidades de Ensino construirá ações, juntamente com os demais segmentos da escola visando aproximar família e escola.
Abril
Julho
Setembro
Dezembro
Gestores
Parceiros: SINTEAC FM, AM, BLOG
Escolas:
*Ensino Médio e Delzuite Barroso (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- abril
*Instituto São José, João Ribeiro (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- junho;
*Plácido de Castro, Tupanir Gaudêncio (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- setembro;
*Rosaura Mourão e Edmundo Pinto (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- dezembro;
*Os programas PROJOVEM, PORONGA E PEEM.

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA “PLÁCIDO DE CASTRO” COM UMA AÇÃO VISANDO APROXIMAR MAIS A FAMILIA DA ESCOLA

JUSTIFICATIVA
            A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
            O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
           Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
OBJETIVO: sensibilizar pais, professores, diretores e funcionários para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e sócio-educativas desenvolvidas pela escola.

FOCO DE ATUAÇÃO: INTEGRAÇÃO FAMILIA X ESCOLA

DISCIPLINA
ATIVIDADES

MATEMÁTICA
·         Sala de aula ambientada com jogos de xadrez, dama e dominó;
·         Apresentação da tabuada cantada;
PORTUGUÊS
·         Sala ambientada com livros, revistas, caixa de leitura, produção textual com o tema a família; 
·         Cantinho da leitura;
·         Confecções de cartões;
HISTÓRIA
·         Produção de murais de fotos da escola e do município ( História)
Montar uma espécie museu histórico;
GEOGRAFIA
·         Sala ambientada com todos  os materiais relacionados a geografia (mapas, globo, planetário, maquete, croquis do bairro em que a escola está localizada;
CIÊNCIAS
·         Sala ambientada com todos  os materiais relacionados a ciências (mapas , torso, embrionário e algumas experiências , cartazes informativos sobre algumas doenças da nossa região, distribuição de camisinhas ).
·         Palestra sobre higiene e saúde;
ARTES E RELIGIÃO
·         Apresentação de peça teatral  sobre o tema meio ambiente;
·         Confecção de cartazes sobre o meio ambiente;
·         Convidar os lideres de turma para serem fiscais do lixo;
·         Apresentação de dança;
INGLÊS
·         Apresentação dos alunos cantando os números em inglês ou dizendo algumas palavras;
·         Sala ambiente  com cartazes escrito em inglês;
·         Oficina de beleza
EDUCAÇÃO FÍSICA
·         Palestra sobre a importância da educação física;
·         Apresentação de capoeira;
·         Realização de torneios alunos x pais.
·         Sessão de atividades físicas para pais e responsáveis,

Convidar os pais para visitar  a biblioteca para conhecer o acervo bibliográfico e o  laboratório de informática da escola; 
Sugestão: considerando a violência vivida na escola poderíamos trabalhar essa temática. (Todas as produções teriam esse tema, poderíamos nos vestir de branco simbolizando a paz e outras atividades).

DICAS DE COMO OS PAIS PODEM ACOMPANHAR O APRENDIZADO DO FILHO
  •    Ler para os filhos ou pedir que eles leiam;
  •    Conversar sempre com os filhos sobre assuntos da escola.
  •    Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados.
  •    Verificar se o material escolar está completo e em ordem.
  •    Zelar pelo cumprimento das regras da escola.
  •    Participar das reuniões sempre que convocados.
  •   Conversar com os professores.
  • Participação no Núcleo: participar da culminância dessa ação, gravar vídeo entrevistando Coordenadora de Ensino- Liberdade Baima, um pai ou mãe, um aluno e um professor (qual o objetivo da ação (Liber)? Como você vê a presença do pai ou mãe na escola (professor)? Você sente mais segurança quando seu pai ou mãe acompanha sua aprendizagem visitando a escola (aluno)? Quando você visita a escola sente que seu filho fica mais seguro para continuar estudando (mãe ou pai)?
Equipe Gestora da Escola Plácido de Castro no Evento - Parabéns pela iniciativa !

Pais, mães e responsáveis em uma atividade desenvolvida pelo professor de educação física (alongamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário