terça-feira, 10 de maio de 2011

Proposta de Planejamento/ e ou Grupo de Estudo dos Descritores da Avaliação SEAPE de Língua Portuguesa e Matemática

TRABALHO DE FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO GESTAR I E II DE LÍNGUA    PORTUGUESA E MATEMÁTICA – 2011

1-ACOLHIMENTO: pelas formadoras Gecilda, Nonata, Terezinha e Auxiliadora

2-TEMPO DE DURAÇÃO: 3h.

3-OBJETIVOS:
Discutir os descritores de língua portuguesa e matemática;
Oferecer atividades que contemplam os descritores.

4-JUSTIFICATIVA:

Buscando elevar os índices das avaliações externas como SAEB/PROVA BRASIL E SEAPE urge discutir e sugerir alternativas que possibilitem as Unidades de Ensino conseguir resultados positivos na aplicação dessas avaliações.

5- DATAS PARA REALIZAÇÃO: 10 a 11 de maio de 2011.

6- LOCAL: Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro.

7- PÚBLICO ALVO: Formadores (as), supervisores (as), coordenação de Ensino e Pedagógica do Núcleo de Educação e das Escolas.

8- EQUIPE RESPONSÁVEL: Luciene Nunes Calixto, Arlete Neri, Miracélia Moura, Liberdade Torres, Rogério Craveiro, Maria do Perpétua e  Léa Freitas,

9-  DISTRIBUIÇÕES DOS DESCRITORES NOS DOIS MOMENTOS DE FORMAÇÃO/2011

10 - CONTEÚDO:
  • Descritores de Língua Portuguesa do 5º ano;
  • Descritores de Língua Portuguesa do 9º ano;
  • Descritores de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio;

11-MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Manual do SEAPE;
  • Data show
  • Computador,
  • Texto com os descritores e as atividades. 
12 - SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES:
 12.1. Fundamentação Teórica. 
No encontro expor o planejamento, os descritores e as atividades sugeridas para contemplar esses descritores:
  • O formador deverá realizar oficina com formação de grupos para desenvolver uma rotina com as atividades sugeridas para cada descritor.
12.2-Sistematização:
  • Apresentação das atividades pelos (as) formadores (as); 
  • Organização de grupos para desenvolver oficinas – atividades relacionadas aos descritores;
  • Socialização das atividades desenvolvidas pelos coordenadores de ensino e pedagógico;
  • Recolher as atividades desenvolvidas pelos coordenadores e organizar o material para encaminhar para a Unidade de Ensino.
13 - SUGESTÃO DE DISCUSSÃO:

  • Qual a melhor forma de trabalhar esses descritores? Individualmente com o professor? Formar grupos de estudo para discutir os descritores? Em outros encontros com os coordenadores de ensino e pedagógicos?
       Formadores (a) responsáveis pelo encontro:
  •  Luciene Nunes Calixto – informações gerais
  • Arlete – (Terezinha) 
  •  Liberdade Torres (Dora)
  •  Rogério Lopes Craveiro (Gecilda)
  •  Miracélia Maria Moura e Petinha Sampaio – (Nonata)
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO E 3º ANO ENSINO MÉDIO
FORMADORAS: MIRACÉLIA MOURA E PETINHA SAMPAIO
2º FEIRA
HORÁRIO: 14H E 30 MIN ÀS 17H E 30 MIN
1-Procedimento de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto;
D3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
D4- Inferir uma informação implícita em um texto
D6- Identificar o tema de um texto;
D11- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

* Este material foi retirado do Boletim do Sistema de Avaliação – SEAPE
Obs. As atividades desenvolvidas pelo (a) formador (a) em anexo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário