quarta-feira, 11 de maio de 2011

Proposta de Planejamento/ e ou Grupo de Estudo dos Descritores da Avaliação SEAPE de Matemática

TRABALHO DE FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO GESTAR I E II DE MATEMÁTICA – 2011
1º AO 5º ANO
1-ACOLHIMENTO:  Léa Freitas e Antônia Torres

2-TEMPO DE DURAÇÃO: 3h.

3-OBJETIVOS: 

  • Discutir os descritores de matemática;
  • Oferecer atividades que contemplam os descritores.
4-JUSTIFICATIVA:

Buscando elevar os índices das avaliações externas como SAEB/PROVA BRASIL E SEAPE urge discutir e sugerir alternativas que possibilitem as Unidades de Ensino conseguir resultados positivos na aplicação dessas avaliações.

5- DATAS PARA REALIZAÇÃO: 11 de maio de 2011.

5- LOCAL: Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro.

6- PÚBLICO ALVO: Formadores (as), supervisores (as), coordenação de Ensino e Pedagógica do Núcleo de Educação e das Escolas.

7- EQUIPE RESPONSÁVEL: Luciene Nunes Calixto, Arlete Neri, Miracélia Moura, Liberdade Torres, Rogério Craveiro, Maria do Perpétua e  Léa Freitas,

8- DISTRIBUIÇÕES DOS DESCRITORES NOS DOIS MOMENTOS DE FORMAÇÃO/2011

9-CONTEÚDO:
  • Descritores de Matemática do 5º ano;
  • Descritores de Matemática do 9º ano;
  • Descritores de Matemática do 3º ano do Ensino Médio

10-MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Manual do SEAPE;
  • Data show
  • Computador,
  • Texto com os descritores e as atividades. 
11-SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES:

 11.1. Fundamentação Teórica. 

No encontro expor o planejamento, os descritores e as atividades sugeridas para contemplar esses descritores:

  • O formador deverá realizar oficina com formação de grupos para desenvolver uma rotina com as atividades sugeridas para cada descritor.
11.2-Sistematização:
  • Apresentação das atividades pelos (as) formadores (as);
  • Organização de grupos para desenvolver oficinas – atividades relacionadas aos descritores;
  • Socialização das atividades desenvolvidas pelos coordenadores de ensino e pedagógico;
  • Recolher as atividades desenvolvidas pelos coordenadores e organizar o material para encaminhar para a Unidade de Ensino.
12-SUGESTÃO DE DISCUSSÃO:
  • Qual a melhor forma de trabalhar esses descritores? Individualmente com o professor? Formar grupos de estudo para discutir os descritores? Em outros encontros com os coordenadores de ensino e pedagógicos?

DESCRITORES DE MATEMÁTICA 5º ANO
FORMADORAS: LÉA FREITAS E LIBERDADE TORRES
4º FEIRA
HORÁRIO: 8H E 30 MIN. ÀS 11H E 30 MIN.
1-Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
D2- Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;
D3- Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos;
D4- Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
D5- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
DESCRITORES DE MATEMÁTICA 9º ANO
FORMADOR: ROGÉRIO CRAVEIRO
4º FEIRA
HORÁRIO: 14H E 30 MIN A 17H E 30MIN
1-Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
D2- Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionado-as com as suas planificações;
D3- Identificar propriedade de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos;
D4- Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades;
D5- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas;
D6- Reconhecer ângulos como mudanças de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos;
D7- Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram;
D8- Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos        (soma de seus ângulos internos, números de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares);
D9- Interpretar informações Apresentadas por meio das coordenadas cartesianas;
D10- Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos;
D11- Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

*Este material foi retirado do Boletim do Sistema de Avaliação – SEAPE
Obs. As atividades desenvolvidas pelo (a) formador (a) em anexo.







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