terça-feira, 30 de agosto de 2011

Comunidade Virtual vai abrir inscrições para novo Curso à Distância - Olimpíada de Língua Portuguesa

Em setembro, uma nova atividade de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro estará disponibilizada aqui na Comunidade Virtual. Trata-se do curso online Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, destinado a professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de todo o país.
É o primeiro curso do ano promovido pela Olimpíada. Para participar basta ser cadastrado na Comunidade Virtual e fazer a inscrição em nossa página. Quem ainda não se cadastrou, pode fazê-lo na hora. Entre em "login", na barra lateral à esquerda da página da Comunidade, e siga as orientações. Para cadastrar-se é preciso do número do CPF.
O número de vagas no curso é limitado. Serão cinco turmas com 40 vagas cada uma, com duração de oito semanas. A previsão é que algumas turmas do curso iniciem no dia 5 de setembro e outras no início de outubro. Até a próxima semana, a Comunidade Virtual deverá anunciar a data exata de início das inscrições e das atividades do curso.
Objetivos
A idéia do curso é possibilitar que educadores da rede pública vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. “Não queremos que o professor vire um especialista em só escrever crônicas ou poemas, mas que ele aprenda quais são os princípios de uma sequência didática para o ensino de qualquer gênero”, explica Sonia Madi, coordenadora pedagógica da Olimpíada. “Em cursos anteriores, o professor estava no lugar de discutir a didática do ensino da língua, mas ele não vivia esse papel de aluno. Aqui ele se coloca e vai aprender a escrever da mesma forma que um aluno vai aprender a escrever um gênero”, afirma.
Realizado totalmente a distância, o curso permite ao participante vivenciar uma sequência didática para escrever uma resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na escola. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola.
Metodologia
O curso está dividido em sete módulos, com uma semana de duração cada. Todas as atividades podem ser realizadas no horário mais adequado ao participante. Elas são de diferentes tipos: autoinstrucionais, com exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação; interativas, com debates em fóruns; e mediadas, realizando tarefas comentadas e avaliadas por um mediador.
Para saber mais, acompanhe as notícias publicadas aqui na CV, pelo site: www.escrevendo.cenpec.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário