quinta-feira, 28 de abril de 2011

1ª Formação Abaporu em Tarauacá

TARAUACÁ E FEIJÓ – MAT - Ivan
27 abril
28 abril
29 abril
TARAUACÁ – Grupo de Gestores, Coordenadores e Técnicos
TARAUACÁ -Professores de 1º, 2º e 3º anos que trabalham no período da manhã
TARAUACÁ- Professores de 4º e 5º anos que trabalham no período da manhã
TARAUACÁ - Professores de 1º, 2º e 3ºanos que trabalham no período da tarde
TARAUACÁ- Professores de 4º e 5º anos que trabalham no período da tarde
 
Formador: Ivan Rodrigues
 
Providências necessárias para todos os grupos:

1-Avisar aos professores o dia/horário/local do Encontro (considerando o ano que trabalham, conforme quadros enviados anteriormente e que constam também neste documento). É importante que os professores não troquem de período para não ter um grupo muito lotado e outro vazio. Lembrar que a carga horária da 1ª Formação com cada grupo de professores é de 4 horas.
2-Avisar aos coordenadores, gestores e técnicos o dia/horário/local do Encontro. Atentar que para este grupo a carga horária é maior 12h (quando a formação for de LP). Quando a formação for de Matemática a carga horária é de 4h.
Cópias do Caderno 4 para todos os professores (somente quando o encontro for de LP).
3-Data show e local para projeção que tenha luminosidade adequada.
4-Equipamento para projeção dos vídeos do PROFEMAT com som e luminosidade adequada senão não dá para assistir aos programas. Somente para os encontros de Matemática.
5-Microfone e caixa de som.
6-Nome e telefone celular das pessoas de cada município que ficarão responsáveis pelos Encontros de Formação (para o caso de alguma eventualidade).
Viaja para TARAUACÁ no dia 27 de abril, depois das 12h30min
Ficará hospedado no Hotel Pró-Link
A volta para Rio Branco está marcada para o dia 30 de abril, no vôo das 11h com chegada (não tivemos confirmação da hora de chegada pela companhia aérea).
Prestar atenção para:
  1. Os agrupamentos de professores são diferentes dos de LP. Esta informação precisa ficar claro para quem for fazer a divulgação do Encontro.
  2. O horário da formação no dia 27 deve ser das 7h30min às 11h30min, para que o formador possa ter uma hora de almoço e viajar para Tarauacá na sequência e iniciar a formação neste município às 14h30min com término às 18h30min. Se julgarem melhor fazer o mesmo horário nos demais dias, não tem importância.
Providências:
  1. Transporte aeroporto – hotel (ida e volta) e transporte hotel – local da formação (a depender da distância)
  2. Transporte no dia 27 de abril de Feijó para Tarauacá em tempo hábil para iniciar o Encontro em Tarauacá às 14h30min do mesmo dia.
  3. Equipamento e som para projeção dos vídeos do PROFEMAT em local com luminosidade adequada.

Projeto "Família e Escola - Por uma Educação de Qualidade

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reunião com a Equipe Gestora para divulgação do resultado do SEAPE 2010


No dia 26 de abril de 2011 (ontem), às 8:30h realizou-se, no auditório da Esc. Ens. Médio Dr. Djalma Batista, uma reunião com a Coordenadora Geral do Núcleo de Educação de Tarauacá, Profª. Francisca Aragão Leite, a presença da Equipe Gestora das Unidades de Ensino e a Equipe Pedagógica do Núcleo para discutir o resultado do SEAPE 2010 e as ações a serem realizadas para superação das dificuldades que foram detectadas.


PAUTA DA REUNIÃO COM EQUIPE PEDAGÓGICA DO NÚCLEO DE ENSINO E EQUIPE GESTORA
• Acolhimento;
• Informações gerais;
• Confirmar a agenda da formação do ABAPORU (agenda em anexo);
• Discutir o documento sobre Pacto pela Educação;
• Prêmio de Gestão – lançamento no vale do Acre dia 27 de abril, a equipe gestora deve incorporar o prêmio gestão como uma auto avaliação do trabalho desenvolvido pela escola – deve ser visto como um reconhecimento das boas práticas pedagógicas;
• Solicitar o fechamento do PDE, Plano Pedagógico e resposta da carta da Diretoria de Ensino;
• Gestor deve pactuar com professores, alunos e família as ações das escolas produzindo o PDE e ajustando-o a realidade da escola, sempre pautada nos resultados das avaliações;
• Ações de combate a infrequencia dos alunos;
• Alunos abaixo do básico (acompanhamento sistemático - em maio as escolas devem receber o caderno com a relação desses alunos);
• Olhar os alunos conhecendo-os pelas suas fragilidades e habilidades;
• Ensinar matemática visando aproximar o ensino da realidade do aluno;
• O GESTOR é um técnico – deve ter visão de registrar e controlar o desenvolvimento do ensino aprendizagem;
• Senso Escolar – até agosto (ler ofício com termo de compromisso);
• Instrução que normatizou o horário das escolas;
• Ofício sobre a VDP;
• Ofício sobre as aulas excedentes;
• Ofício nº 05 que fala do Art. 37 da Constituição Federal;
• Proposta de trabalho para superação do resultado SEAPE:
*Oficina sobre o nivelamento;
*Formadoras e coordenadoras presentes nas escolas, cronograma de planejamento semanal com relatório dos itens desenvolvidos com a Coordenação de Ensino, Coordenação Pedagógica e docente;
*Estudo da Matriz de Referência- SEAPE: temas e seus descritores (projeto desenvolvido pelos (as) formadores (as) Gestar II, Profling e Profmat), público alvo neste primeiro momento: coordenadores de ensino e coordenadores pedagógicos.
Obs. Não julgar tudo o que foi discutido como cobrança excessiva, queremos um trabalho de parceria com as escolas, por isso estamos colocando toda a equipe mais uma vez a disposição das necessidades das escolas (solicitar a presença da equipe através de ofício ou de maneira informal via e-mail ou telefone do Núcleo).
- Analise dos resultados SEAPE
Agradecimentos finais

Confira as 20 metas:




Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.


Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.


Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.


Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.


Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.


Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.


Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)


Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.


Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.


Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.


Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.


Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.


Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. 7 estratégias.


Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. 9 estratégias.


Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.


Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.


Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.


Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.


Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.


Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

terça-feira, 26 de abril de 2011

“Família e Escola – Por uma educação de qualidade”

TEMA: “Família e Escola – Por uma educação de qualidade”

OBJETIVOS:
 Convocar as famílias através da Equipe Pedagógica da SEE – Núcleo de Educação - para uma reaproximação com a escola;
 Aproximar a família da escola para que conheçam a equipe gestora e seus professores;
 Aproximar a família, escola e comunidade responsáveis pela educação e discutir o papel de cada um na formação dos alunos, bem como conhecer as Leis que garantem o acesso a escola.
ATORES E RESPECTIVOS CARGOS: (contatos e-mail)
#Francisca Aragão Leite – Representante do Núcleo de Educação - seetarauaca@gmail.com
#Luciene Nunes Calixto – Coordenação de Ensino Básico – lu.calixtotk@ yahoo.com.br
#Francicléia da Rocha Derze – Coordenadora do PDE – francicleiarocha@hotmail.com
#Léa da Cunha Freitas – PROFEMAT – leafreitas_tk@hotmail.com
#Arlete Neri de Albuquerque Terezinha Maia Veras – PROFELING – ar_le_teneri@hotmail.com; terezinhatk@veras@gmail.com
#Gecilda Oliveira Sabóia – Formadora do 1º e 2º Ano – gecildatk@hotmail.com
# Nonata Tavares e Auxiliadora Silva – Aceleração da Aprendizagem – Programa é Tempo de Aprender; nonatatavares@hotmail.com; dorasilvatk@gmail.com
# Maria José Silvia Ciacci – Coordenadora do Ensino Rural – silviaciaccitk@hotmail.com
#Claúdio Júlio Madeiro de Lima – Asas da Florestania – Ensino Médio – claudeirotk@gmail.com
#Aldemir Gomes Carneiro – Asas da Florestania Ensino Fundamental– aldemirgomestk@hotmail.com
#Raquel Melo – Coordenadora da Escola Ativa
#Maria Roneida Cunha Otaviano – Técnica da Escola Ativa – roneidaotaviano@gmail.com
#Graça Galvão – Técnica da Escola Ativa
#Maria de Souza Freitas – Coordenadora da Educação Indígena – mfreitas_tk@hotmail.com
#Rogério Craveiro – Gestar de Matemática – rogério.craveiro@gmail.com
#Miracélia Maria Moura – Gestar de L. Portuguesa- mcelia.moura@yahoo.com.br
#Maria Perpetua Santos Sampaio – Gestar de Língua Portuguesa – petinhasampaio@hotmail.com
#Antonia Torres da Silva – Gestar de matemática - antonia.torres@hotmail.com
#Maria do Carmo Lima Gomes – Coordenadora da EJA –

EQUIPE GESTORA:
1-Francisco das Chagas Silva de Souza – Diretor da Esc. de Ens. Médio Dr. Djalma da c. Batista – djalmabatista.tk@gmail.com
2-Maria Neuza Rêgo- Diretora da Esc. de Ens. Fund. Plácido de Castro-neusarego-@gmail.com
3-Ir. Maria Taffarel - Diretora da Esc. de Ens. Fund. Instituto São José – mariataffarel@yahoo.com.br
4-Raimunda da Rocha - Diretora da Esc. de Ens. Fund. Tupanir Gaudêncio: raimunda.rocha@yahoo.com.br/ tupanirtk@gmail.com
5-Raimunda Magda Guimarães Ferreira - Diretora da Esc. de Ens. Fund. Rosaura Mourão
6-Ladiocira Amorim da Silva - Diretora da Esc. de Ens. Fund. João Ribeiro – escola_joao_ribeiro@hotmail.com
7-Ieda Maria dos Amauacas Gomes - Diretora da Esc. de Ens. Fund. Gov. Edmundo de Almeida Pinto Neto – ieda_edu@hotmail.com
8-Maria Elisangela do Nascimento Aragão - Diretora da Esc. de Ens. Fund. Delzuite Barroso: eli_aragao@yahoo.com.br

9- COORDENADORAS DOS PROGRAMAS PROJOVEM, PORONGA E PEEM.

JUSTIFICATIVA:
Cada vez menos os pais participam da vida escolar dos filhos. Alegam falta de tempo, de paciência na hora das reuniões, etc. Em alguns casos há pais que delegam à escola a “educação geral” dos filhos, livrando-se da função fundamental da família, que é educar. Afinal, quais são os papeis de cada um?
A família precisa ouvir e respeitar a escola com um olhar de compromisso com a construção de uma educação de qualidade. Essa educação ideal perpassa a presença da família na escola, não somente em reuniões agendadas, mas estar na escola regularmente a fim de saber como o filho vai.
Quando a família cria um vínculo com a escola, o filho percebe a relação de confiança que os pais têm com a escola e até muda sua postura.
METAS:
 1-A Equipe Pedagógica da SEE - Núcleo de Educação – será responsável pela elaboração e divulgação do projeto;
 2-A Equipe Gestora das Unidades de Ensino construirá ações, juntamente com os demais segmentos da escola visando aproximar família e escola;
 3-Audiência Pública com os Pais.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS METAS
METAS PERIODO RESPONSÁVEL
/PARCEIROS COMO VAI SER REALIZADA
1-A Equipe Pedagógica da SEE - Núcleo de Educação – será responsável pela elaboração e divulgação do projeto.
Abril Núcleo de Educação
Parceiros: SINTEAC, FM, AM, BLOG Gravação de boas-vindas pela representante do núcleo profª Francisca Aragão;
Depoimentos sobre a importância da presença da mãe, do pai ou do responsável pela Coordenação de Ensino Básico, Formadoras, PDE, EJA, Zona Rural, Educação Indígena;
Foco na fala: apresentação da equipe, amor, respeito, cidadania, o presente, o futuro e a família como 1º setor da sociedade;
Divulgação: carro, rádios, blog’s;
Duração: 24 h

2-A Equipe Gestora das Unidades de Ensino construirá ações, juntamente com os demais segmentos da escola visando aproximar família e escola.
Abril
Julho
Setembro
Dezembro Gestores
Parceiros: SINTEAC FM, AM, BLOG Escolas:
• Ensino Médio e Delzuite Barroso (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- abril
• Instituto São José, João Ribeiro (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- junho;
• Plácido de Castro, Tupanir Gaudêncio (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- setembro;
• Rosaura Mourão e Edmundo Pinto (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- dezembro;
• Os programas PROJOVEM, PORONGA E PEEM.