quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2º dia do encontro com as Equipes Gestoras

PLANEJAMENTO COM AS EQUIPES GESTORAS DAS UNIDADES DE ENSINO PARA GARANTIR A TODOS OS ALUNOS UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Dia: 25
Horário: 8h às 12h
Atividades que serão desenvolvidas:
Leitura pela formadora Maria Helena do que registrou com relação ao encontro do dia 24.
*A formadora Gecilda deve ser a escriba desta manhã do dia 25.
Continuação com exposição das respostas da sequência de atividades 3 - Criando escolas que aprendem: o diretor e coordenador como planejadores do ambiente aprendente- 15 min.
Elaborar cartazes em papel madeira (entregar o papel). 
2 - Cada grupo apresenta o cartaz com os objetivos, que serão afixados na parede.
3 – Apresentados todos os objetivos, cada grupo escolhe 2 deles.
Critério: os que julgarem de maior relevância para as escolas em que trabalham.
4 – Cada grupo recebe dois objetivos. O grupo deve discutir as seguintes questões em relação a cada um deles:
Objetivo
O que deve ser feito para que o objetivo escolhido seja desenvolvido na escola em que trabalha?
O que pode dificultar o alcance deste objetivo? Como a dificuldade pode ser superada?
Que tipo de indicador pode ser definido para saber se o objetivo está sendo alcançado?
Obs. Indicador é uma evidência que demonstra que foi feito algum progresso naquilo que se pretendia desenvolver.
5 – Proposta de que cada grupo exponha o que discutiu. Após as apresentações, os demais grupos podem fazer comentários, críticas e acréscimos que julgarem necessários.
6 - Cada diretor e coordenador, com base na discussão feita até o momento, podem escrever os desafios que tem por enfrentar em 2012 com relação a fazer da escola em que trabalha uma escola aprendente.
Sequência de atividades 4: Planejamento e qualidade da escola. Onde começa um e termina o outro?
1 – A discussão feita até aqui teve como objetivo a garantia de uma escola de qualidade para todos os alunos. O termo qualidade é muito usado ultimamente. Há os que o adotam e outros que o rejeitam. Em uma situação de planejamento como a que estamos desenvolvendo, vale a pena uma breve reflexão qualidade da escola.
2 - Retomemos o título da atividade e vamos responder a pergunta:
Planejamento e qualidade da escola.
Onde começa um e termina o outro?
3 – Proposta de discussão da situação em grupos de no máximo 6 participantes:
“Suponha que você está acompanhando uma reunião de planejamento de professores logo no início do ano e durante o trabalho, há os seguintes depoimentos ...
E qual é a opinião de vocês do grupo sobre o que garante a qualidade da escola?
4 – Proposta de que os grupos apresentem o que discutiram.
5 – Apresentação e discussão sobre qualidade da escola.
6 - O planejamento elaborado no início e ao longo de todo o ano letivo implica no processo de construção da qualidade da escola e por isso, há a necessidade da reflexão sobre o nível de aprendizagem dos alunos, a discussão e a responsabilidade compartilhada dos professores, coordenadores e diretor sobre o ensino e as formas como ele deve acontecer em cada turma, com cada aluno.
Sequência de atividades 5(neste momento entregar a pauta da formação para os professores)

 Mapear a escola na busca dos melhores rumos: construir uma escola de qualidade em atos e compromissos compartilhados pela equipe escolar.
Por que “vivenciar” estas atividades?
Podemos nos deparar com dúvidas que não teríamos se fosse feita apenas a leitura das mesmas e ainda antecipar dúvidas que o grupo de coordenadores e diretores possam ter.
Atividades
1 – Proposta para que os diretores e coordenadores da mesma escola trabalhem em parceria para que, juntos, discutam as especificidades da instituição.
2 – Análise dos resultados da aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática nas avaliações externas de 2010 e 2011, usando o quadro apresentado a seguir:
1 - Considerando os resultados da aprendizagem dos alunos em LÍNGUA PORTUGUESA em 2010 e 2011, houve mudanças?
( a ) Sim, houve avanço de um ano para outro.
( b ) Sim, de um ano para outro houve queda nos resultados.
( c ) Não, os resultados foram mantidos no mesmo nível nos dois anos.
2 - Considerando os resultados da aprendizagem dos alunos em MATEMÁTICA em 2010 e 2011, houve mudanças?
( a ) Sim, houve avanço de um ano para outro.
( b ) Sim, de um ano para outro houve queda nos resultados.
( c ) Não, os resultados foram mantidos no mesmo nível nos dois anos.
3 - A que vocês atribuem às situações assinaladas acima?
4 - Quais as principais ações que vocês apontam para o ano de 2012 na perspectiva de garantir maiores níveis de aprendizagem dos alunos? [considerar toda a discussão feita anteriormente sobre escola aprendente]
3 – Organização de grupos de diretores e coordenadores, segundo os critérios:
- escolas que assinalaram mais a alternativa (a)
- escolas que assinalaram mais a alternativa (b)
- escolas que assinalaram mais a alternativa (c)
Os grupos não devem ultrapassar 8 participantes.
4 – Proposta de socialização sobre o que escreveram na questão 3 e discussão sobre o que colocaram na questão 4.
As ações indicadas por cada escola devem ser colocadas no quadro:
Construindo a qualidade da escola a partir da responsabilidade compartilhada pelos processos de ensino e de aprendizagem
Ações indicadas pelas escolas
O que o diretor deve fazer para que estas ações aconteçam:
O que o coordenador deve fazer para que estas ações aconteçam:
O que os professores devem fazer para que estas ações aconteçam:
6 – Os grupos devem escolher duas ações que julgam as mais importantes dentre as que relacionaram para socializarem com os demais.
7 – Proposta de apresentação, por cada grupo, de duas ações escolhidas para todos e discussão.
8 - Leitura compartilhada da sequência de atividade semelhante a esta que é proposta na pauta sugerida para ser desenvolvida na escola [Sequência de atividades 4 – Mapear a escola na busca dos melhores rumos: construir uma escola de qualidade em atos e compromisso compartilhados pela equipe escolar]  com levantamento de dúvidas para esclarecimento.


Formadoras Gecilda e Maria Helena registrando as opiniões dos grupos.   Equipe da escola de Ensino Médio realizando uma das atividades.  
  Equipe da escola João Ribeiro discutindo sobre uma das sequências.  
  Escolas Rosaura Mourão e Edmundo debatendo sobre uma das sequências.
    Escolas Instituto São José e Delzuite Barroso respondendo uma das sequências sugeridas como atividade.
APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PELAS EQUIPES GESTORAS
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário