terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO


             PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO/2012
OBJETIVO GERAL: Planejar o ano letivo com toda equipe escolar considerando as necessidades de aprendizagens dos alunos, o alcance das expectativas previstas para cada ano e disciplina.
Objetivos Específicos:
ü  Refletir sobre os resultados da escola em 2011;
ü  Analisar e revisar os planos de cursos;
ü  Desenvolver a leitura em todas as disciplinas;
ü  Dialogar com os professores sobre as principais práticas pedagógicas e administrativas da escola;
ü  Planejar e organizar os primeiros dias de aula;
1º DIA – 01/02/2012
8:00 – Boas vindas e apresentação
8:30 – Café da manhã
MANHÖ  Iniciando os trabalhos e Análise dos resultados da escola/2011.
·         Criando escolas que aprendem – Anexo 2 – material SEE;
·         Apresentação do IDEB/2009
·         Apresentação do SEAPE/2009/2010/2011
·         Apresentação dos dados da matricula, aprovação, reprovação, abandono e distorção idade série/2011.
·         Reflexão sobre os dados apresentados – Anexo  9- material SEE;
·         Leitura compartilhada do texto: “Todos os alunos podem aprender”.
TARDE: – Revisão dos Planos de Curso;
·         Dinâmica do equilíbrio;
·         Calendário 2012;
·         Por área os professores irão rever os planos de cursos, fazendo as alterações necessárias (quais capacidades se pretende desenvolver ao longo do ano? Quais conteúdos ensinar? Como organizar os conteúdos a serem trabalhados: em forma de atividades permanentes, sequências de atividades, projetos..
2º DIA – 02/02/2011
MANHÃ: Foco na leitura
·         Slide de motivação;
·         Oficina de leitura.
TARDE–  Orientações Gerais
·         Acolhimento dos alunos novos;
·         Definição de regras (contrato didático);
ü  Horário de entrada e saída;
ü  Participação efetiva nos eventos da escola;
ü  Uso do celular dentro de sala de aula;
ü  Cumprimento do cronograma de planejamento;
ü  Postura do professor em sala de aula;
ü  Selecionar o material didático  antes de ir para a sala de aula;
ü  Solicitar material com antecedência na secretaria;
ü  Freqüência do aluno;
·         Planejamento quinzenal;
·         Critérios e instrumentos e avaliação;
·         Carga horária dos projetos;
·         Calendário de reposição de aulas;
·         Encontros pedagógicos;
·         Observação de aulas;
·         Atividades de leitura e escrita;
·         Trabalhar as dificuldades dos alunos durante o ano;
·         Apoio pedagógico/Aulas de recuperação;
·         Olimpíadas Língua Portuguesa;
TARDE – Preparação da 1ª semana de aula;
·         Orientação da avaliação diagnóstica;
·         Planejamento e dicas para a 1ª semana de aula;
QUESTÕES PARA DEBATER EM GRUPO

1-Com base nos dados apresentados como você vê a atual situação da escola?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- De que maneira podemos contribuir para elevar o índice geral de aprovação da escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Qual é a disciplina que mais impacta os índices de reprovação? O que pode ser feito para reverter essa situação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Continuamos apresentando índices bastante elevados de evasão. Que medidas podemos adotar para reduzir esses índices?
____________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade integradora

Dinâmica do equilíbrio 

            Essa dinâmica, precisa ter equilíbrio e força nas penas, coloquem quatro cadeiras formando um quadrado, em seguida quatro pessoas deitam a cabeça na perna da outra até elas formarem um quadrado. Depois outras pessoas retiram a cadeira, e as quatro pessoas tem que se equilibrar.
           Reflexão: refletir que em muitas situações da vida é necessário o apoio de pessoas para realizarmos determinada atividade ou sonho com perfeições e para isso devemos aprender a equilibrar nossas emoções e os desafios impostos pela vida para enfrentarmos com eficiência. Todo ser humano precisa um do outro.

Tarauacá-AC, 10/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário