quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PAUTA DA ESCOLA DELZUITE BARROSO





GOVERNO DO ACRE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE

ESCOLA DE ENS. FUND. DELZUITE BARROSO BRAGA DE ARAUJO
PAUTA PARA O ENCONTRO COM OS PROFESSORES

Objetivos:
- Trabalhar com os professores  o planejamento do ano letivo visando garantir que a escola possa oferecer aos seus alunos uma educação integral.
- Oferecer condições para que o planejamento do ano letivo ocorra com todos os professores da escola, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos, o alcance das expectativas previstas para cada ano e disciplina, além de buscar articular a integração entre a sala de aula e o contexto social, visando dar sentido e significado ao currículo.
Público: Professores
Local: Sala de informática da Escola Delzuite B. B. Araújo
Data: 01 à 03 de Fevereiro de 2012
1º dia do encontro – manhã
Dia: 01 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Atividades que serão desenvolvidas:
Abertura –
      Boas vindas – 15 min.
      Fala da Gestora com breve apresentação de como vai ser o encontro (apresentar a pauta)
Organização do tempo para esta atividade: 2h
      Apresentação geral dos resultados do SEAPE 2011 – 15 min.
         Obs. Abrir para o grupo comentar – 30 min.
           Formação dos grupos (3 a 4 membros)
      Fazer leitura da seqüência de atividade 5 – Mapear a Escola na busca dos melhores rumos: Construir uma escola de qualidade em atos e compromissos compartilhados pela equipe escolar - 40 min.
            Exposição dos grupos (durante as apresentações os outros grupos   devem anotar) – .  20 min.
Ø  Intervalo: 10 h
Organização do tempo para esta atividade: 2 h
Pedir para que alguém da turma leia a sequência de atividade 1 – Iniciando os trabalhos (atividade somente de leitura pelos participantes da formação). 5 min
Orientar os trabalhos a serem desenvolvidos pelos grupos da sequência de atividade 2 – Criando escolas que aprendem. 40 min.
Antes das exposições dos grupos fazer uma leitura das contribuições de autores que ajudam a entender o que acontece em uma escola aprendente.10 min.
Exposição dos grupos (durante as apresentações os outros grupos devem anotar) – 30 min.
Organizar grupos para trabalhar a seqüência de atividade 3 - Criando escolas que aprendem: os professores como planejadores do ambiente aprendente – 35 min.
Término da manhã
INTERVALO DO ALMOÇO
1º dia do encontro – tarde
Dia: 1º
Horário: 14h às 18h
Atividades que serão desenvolvidas:
Continuando a atividade da seqüência de atividade 3 - Criando escolas que aprendem: os professores como planejadores do ambiente aprendente –
Exposição dos grupos.
Intervalo
Organização do tempo para esta atividade - 2 h
-Organizar grupos para trabalhar a seqüência de atividade 4 – Planejamento e qualidade da escola. Onde começa um e termina o outro? –
-Exposição dos grupos.
-Orientar os trabalhos a serem desenvolvidos pelos grupos na atividade - Construindo a qualidade da escola a partir da responsabilidade compartilhada pelos processos de ensino e aprendizagem
-Exposição dos grupos (durante as apresentações os outros grupos devem anotar) –
Término do 1º dia
2º dia do encontro – manhã
Dia: 2º (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Atividades que serão desenvolvidas:
  Organização do tempo para esta atividade: 2h
-Apresentação do slide “Escola Integral”
- “Mais Educação”
Comentário dos grupos.
INTERVALO
Orientar os trabalhos a serem desenvolvidos pelos grupos da sequência de atividade 7 – Planejamento do trabalho pedagógico como expressão da crença na capacidade do aluno aprender na capacidade dos professores ensinar.
Exposição dos grupos – 30 min.
INTERVALO DO ALMOÇO
2º dia do encontro – Tarde
Dia: 02 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
Atividades que serão desenvolvidas:
Ø  Organização do tempo para esta atividade.
-Preencher o instrumento 2 PDE e alencar as ações para 2012
Término do 2º dia
3º dia de Encontro
Dia: 03/02/2012
Horário: 08h ás 12h
Objetivos:
- Sensibilizar a todos os professores do compromisso, que cada um terá no decorrer do ano letivo para alcançarmos um ensino de qualidade.
PAUTA PARA OS COMBINADOS DO ANO LETIVO – 2012
Momento de socialização professor/aluno;
  Contrato didático;
 Revisão de Língua Portuguesa e Matemática; ( 4 operações, situações- problema e leitura e escrita);
Dá continuidade aos conteúdos da série anterior;
Sugerir que os professores façam agrupamentos produtivos;
 Assiduidade e pontualidade dos professores;
Compromisso;
Reposição de aulas na semana que faltar;
Não colocar alunos fora da sala de aula sem que haja alguém para acompanhar;
Liberar os alunos com dificuldade para serem atendidos pelo professor de apoio;
Planejar com antecedência as aulas no laboratório de informática e os vídeos que serão repassados aos alunos;
As avaliações deverão passar pela coordenação antes de serem digitadas e aplicadas;
Evitar deixar as turmas sozinhas sem acompanhamento na sala;
-Avisar c/ antecedência falta e substituições sem plano de aulas;
  -Avisar sempre que for liberar o aluno;
 -Evitar usar o celular em sala de aula;
  -Recreio-sempre que bater a campa dirigir-se  a sala de aula;
  -Ao bater a campa para sai, observar se fica aluno na sala:
  - Ter cuidado com todo material da escola;
  - Ao entrar na sala ter cuidado com a chave;
  - Procura manter a organização e disciplina na sala de aula
Avaliação do encontro pelos professores
          Intervalo
Planejamento com os professores do 1º ao 5º ano com a coordenadora Maria José;
Planejamento com os professores do 6º ao 9º ano com a coordenadora Ângela Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário