terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO

ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO 2012 DA ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO

“ A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”
John Beckley
    
              Precisamente às 08:20h, com a presença de todos os professores, coordenadores pedagógicos, gestora e coordenadora de ensino, a qual coordenou o encontro, iniciou a Oficina de Leitura, na Escola Plácido de Castro, em um ambiente propício para leituras. Através de um slide  motivador sobre a  aprendizagem, todos puderam perceber que ela é contínua. Em seguida, foi assistido a outro slide sobre a importância da leitura em nossa vida e, a partir do que foi exposto, os professores começaram a fazer relatos, de como a leitura foi introduzida em suas vidas. Cada depoimento foi bastante relevante, para o objetivo do trabalho.
               A coordenadora de ensino, Maria da Liberdade Bayma Saraiva, fez a leitura da biografia dos autores Oscar Wilde e  Paulo Mendes Campos (tradutor) do conto O Príncipe Feliz, narrativa escolhida para estudo.
              Conhecendo o autor da obra, o grupo desenvolveu a primeira atividade: dar continuidade a um conto. Na medida que o chapéu era colocado nos participantes, eles teriam que produzir o enredo até o final, lembrando que cada um deveria dar seqüência a fala do outro. Terminada a narrativa, todos foram para o intervalo.
              Voltando aos trabalhos, foi iniciada a segunda atividade. Cada participante recebeu, através de um pedacinho de papel, a personagem que iria representar. Agora era o momento da leitura, feita de forma silenciosa, para que cada um se localizasse na história. Na conclusão, todos fariam a leitura em voz alta, cada um fazendo uso de suas falas. Após a socialização da atividade, a coordenadora busca mostrar as partes que compõem uma narrativa, de maneira interativa.
             Dando continuidade a oficina, a terceira atividade foi bastante criativa, em  que duplas e trios, deveriam desenhar na cartolina, o cenário pedido, que fazia parte do conto. Esse exercício mexeu com a imaginação de todos. Os desenhos foram expostos em seqüência, de acordo com a história do livro.
             Ao participar dessa oficina, como observadora, percebi que a leitura é  fundamental para a vida do ser humano, por inúmeros motivos, mas para a vida do professor deve ser especial, pois através dela  se consegue a aprendizagem dos alunos. Nesta oficina foram desenvolvidas atividades interessantes de leitura, para serem trabalhadas na sala de aula e assim criar no aluno o hábito de ler. A Escola Plácido de Castro está  no caminho certo, pois realiza trabalhos relevantes para uma educação de qualidade.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário