sexta-feira, 18 de maio de 2012

Formação com os professores do 1º ao 5º ano.


DATA: 08 de maio de 2012.
HORÁRIO: 19 horas.
CARGA HORÁRIA: 4 horas
FORMADORAS: Arlete Neri de Albuquerque
                              Vicencia Reginaldo de Moura
                              Maria Gecilda de Oliveira Saboia
                             Terezinha Maia Veras
           
CONTEÚDOS:
*    CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO:
  • Leitura em voz alta pelo professor;
  • Leitura pelo próprio aluno;
  • Texto oral com destino escrito;
  • Produção escrita pelo aluno.
*    Concepções de ensino e aprendizagem: Empirismo e Construtivismo.
*    Situações de aprendizagem dos Referenciais Curriculares;
*    Matrizes de Referência do SEAPE.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
As expectativas de aprendizagem da formação se apresentam no sentido de que os professores:
*    Reflitam sobre os contextos de alfabetização: leitura em voz alta pelo professor, leitura pelo próprio aluno, texto oral com destino escrito e produção escrita pelo aluno;
*    Discutam sobre os indicadores de qualidade dos contextos de alfabetização;
*    Reflitam sobre as concepções de ensino e aprendizagem adotadas por eles no processo de alfabetização;
*    Analisem propostas de atividades contidas nos Referenciais Curriculares relacionadas aos eixos: Leitura pelo professor, Produção de textos, Escrita pelo aluno e Leitura pelo aluno;
*    Analisem atividades de Compreensão Leitora apresentadas em Livros Didáticos, identificando, nos Referenciais Curriculares, as capacidades e os conteúdos e/ou propostas de atividades que dialogam com as referidas atividades.
*    Respondam um bloco de atividades e identifiquem que descritor/habilidade (segundo a Matriz do SEAPE) a questão exige do leitor, refletindo sobre as situações de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades pelos alunos.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
1º MOMENTO
*    Acolhida;
Leitura do texto: “O grande e pequeno “ de Adriana Falcão.
*    Apresentação dos objetivos e conteúdos da formação

2º MOMENTO:
Levantamento prévio de questões importantes para o desenvolvimento das atividades. (ANEXO 1)
·         Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças em relação à leitura e ao desenvolvimento da compreensão leitora?
·         Como é trabalhada a produção textual nos anos iniciais? E a revisão textual, como é realizada?

  • Como vocês utilizam os Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa? Conseguem encontrar boas situações de aprendizagem nesse material?
  • Como se dá o trabalho com o Livro Didático? Vocês analisam as situações de aprendizagem antes de aplicar as atividades?
  • Qual é a importância que se dá na escola ao trabalho com os descritores/habilidades das Matrizes do SEAPE?
 3º MOMENTO:
*    Leitura do texto: “Ideias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas, de Telma Weisz. In O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo. Ática. 1999. (ANEXO 1)
                                                       
*    Discussões sobre as concepções de ensino e aprendizagem.
· Identificar como o aluno aprende e como é possível ensinar na concepção empirista e construtivista.
4º MOMENTO:
Fundamentação Teórica
*    Leitura colaborativa do texto: “O PROFESSOR: UM ATOR NO PAPEL DE LEITOR.”  ANEXO-3
5º MOMENTO:
CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO:
Ø Discutir sobre quais as situações didáticas que o professores utilizam para contemplar os eixos abaixo:
  • Leitura em voz alta pelo professor;
  • Leitura pelo próprio aluno;
  • Texto oral com destino escrito;
  • Produção escrita pelo aluno.
6º MOMENTO:
*    Texto “INDICADORES DE QUALIDADE CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO: Leitura em voz alta pelo professor, Leitura pelo próprio aluno, Texto oral com destino escrito e Produção escrita pelo aluno.
 7º MOMENTO
*    Formação de grupos para Análise de Atividades de Compreensão Leitora apresentadas em Livros Didáticos do 3º e 4º ano:
  • Escolher uma atividade significativa de compreensão leitora e justificar o porquê de ser considerada uma boa atividade.
  • Socialização dos grupos:
1. Apresentação do livro;
2. Leitura do texto;
3. Leitura das questões de compreensão;
4. Justificativa da atividade: é boa ou não?;
5. Se as atividades forem de baixa qualidade, quais intervenções a tornariam melhor?
  • Identificar, nos Referenciais Curriculares, as capacidades e os conteúdos e/ou propostas de atividades que dialogam com as atividades analisadas nos livros didáticos.
 8º MOMENTO
*    REALIZAÇÃO DE OFICINA:
  • Responder um bloco de atividades e identificar que descritor/habilidade (segundo a Matriz do SEAPE) a questão exige do leitor;
  • Pesquisar nos Referenciais Curriculares em quais situações de aprendizagem essas habilidades podem ser aprendidas pelos alunos.
*    Socialização das atividades.

9º MOMENTO
Avaliação da Formação. 
















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