quinta-feira, 17 de maio de 2012

Formação de Língua Portuguesa com as professoras da Escola Plácido de Castro


RELATÓRIO

            O presente relatório tem como objetivo, descrever as ações realizadas na Formação bimestral, com as professoras de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da escola Plácido de Castro.
            No dia 14 de maio, do ano em curso, aconteceu a segunda formação, com as professores de Língua portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, lotados na Escola Plácido de Castro. O encontro se deu na biblioteca da referida instituição de ensino, a partir das 19h, com a apresentação da pauta, em seguida passei um slide motivador sobre a importância do ato de ler desde criança. Foi bastante comentado pelos participantes. Depois, analisamos o Plano de Curso do Segundo Bimestre, passo a passo, de todas as séries/anos (5ª/6º,6ª/7º, 7ª/8º e 8ª/ 9º) com bastante explicações e interação das professoras: Edilene de Oliveira Silva (6º e 7º ano), Maria Terezinha da Silva Cruz (8º e 9º ano) e Ana Aline Correia Patrício (8º e 9º ano) e da coordenadora pedagógica Érica Alessandra Quirino Gomes. 


A professora Carla Maria Maia Veras (6º e 7ºano) avisou que não podia participar do encontro, pois está doente.
           Dando continuidade ao trabalho, mostrei, através de gráficos, a situação de cada turma e série no primeiro bimestre. Foi o momento mais interessante, porque foi feita uma análise detalhada e um debate  de possíveis soluções para tentar sanar tais dificuldades apresentadas pelos alunos.
           Por fim, levei várias atividades propostas a serem trabalhadas na sala de aula, para ajudar na aprendizagem dos alunos, entreguei o plano de curso do segundo bimestre e pedi a cada professora, por escrito, os conteúdos (do 2º bimestre) que teriam dificuldade de transmitir para a turma, para que eu pudesse ajudá-los. E assim chegamos ao final de mais um encontro pedagógico (21h), para a melhoria do ensino em nosso município. (Segue anexo as fotos do encontro).


Maria Helena Trindade Bayma
(Formadora)




Nenhum comentário:

Postar um comentário