segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Formação Inicial com as Equipes Gestoras

 Nos dia 06 e 07 foi realizada a Formação Inicial com as Equipes Gestoras.

Pauta de trabalho


                                                                 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FORMAÇÃO DE GESTORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS - 2014


DADOS GERAIS
FORMADOR (A): FRANCICLEIA, LEA, GECILDA, CÉLIA E VÂNIA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TEMPO PREVISTO: 16h
PERÍODO: 06 e 07/02/2014

LOCAL: CEDUP


Orientações Gerais

A SEE pretende trabalhar o planejamento do ano de 2014 nas escolas com os seguintes objetivos: fortalecer a implementação das ações de 2013 visando contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem de alto nível dos alunos; e a consolidação da escola como o espaço prioritário para a formação continuada da equipe escolar, transformando a instituição em uma organização voltada para o fortalecimento do Núcleo Pedagógico: professor, aluno e conteúdo.

CONTEÚDOS

  • Retomada das medidas estruturantes da SEE -2013;
  • Leitura do texto sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas;
  • Planejamento do trabalho pedagógico como expressão da crença na capacidade do aluno aprender e na capacidade dos professores de ensinar (planejamento vertical e horizontal a partir das OC);
  • Como o coordenador pode contribuir para promover a reflexão da prática pedagógica dos professores com vistas à melhoria dessa prática (acompanhamento em sala de aula/instrumentos de acompanhamento e devolutivas do coordenador junto aos professores, levando em consideração o Núcleo Pedagógico: relação, professor, aluno e conteúdo, compreendendo que a prática pedagógica não é estilo pessoal, mas aprendida e transformada;
  • Análise de situações reais de sala de aula;
  • Padrões de desempenho de aprendizagem escolar;
  • Dicas de leitura para a realização do planejamento na escola;
  • Orientação para elaboração da pauta de planejamento na escola;
  • Avaliação do encontro.
RECURSOS

·         Notebook e Data Show / caixas de som
·         Extensão e adaptadores para tomadas
·         Apresentação PPT/Pauta
·         Quadro branco, apagador e pincel
·         Papel A4
·         Textos



SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS

1º DIA
MANHÃ [4h]

[ 08h ] – Acolhimento

- Apresentação da pauta e objetivo da formação. (slides)
- Combinados: 08 ás 12h e de 14h às 17h e 30 min
- Apresentação da Equipe Técnica do Núcleo de Educação e das escolas
Informes gerais:
  • Censo
·         Situação do aluno - 03/02/2014  a 20/03/2014 –
·         Disponibilização dos relatórios gestores - 31/03/2014
·         Período de retificação - 31/03/2014 a 15/04/2014
·         Capacitação de um técnico do Núcleo para dar suporte – censo;
  • Livro didático
·         Formação dos servidores que trabalham nas salas de leituras e bibliotecas
·         Doar para o aluno após dois anos;
  • Merenda Escolar
·         Controle e estoque
·         Olhar validade dos produtos;
·         Organização e limpeza das cantinas;
·         Merendeira com material organizado
  • Recursos
·         Aplicações mais rendáveis;
·         Cumprir prazos;
·         Análise por ordem de chegada (Prestação de contas);
·         Utilizar os recursos para garantir o bom funcionamento da escola e do ensino;
  • Patrimônio
·         Inventário deve ser enviado por e-mail e mandar cópia para o Núcleo;
·         Vai ser formada uma comissão local para fiscalizar o patrimônio
  • Apresentação dos trabalhos da SEE no governo Tião Viana (slide);
  • Concurso Público
·         Lotação de 10 a 14
·         Lotação dos professores – proximidade de sua residência; afinidade com nível de ensino;
·         Documentação do apoio administrativo – igual a dos professores
  • Calendário Escolar;
  • Escala de trabalho;
  • Bolsa Atleta - Badra vai acompanhar

INTERVALO – Das 10h às 10h15min

ATIVIDADE I
[Das 10h15min às 12h] – Leitura do texto: Núcleo Pedagógico
Antes de solicitar a leitura do livro, conversar com os coordenadores sobre o livro Rodadas Pedagógicas,  de Teil (org.), que  vem ao encontro das ações da SEE para subsidiar as discussões sobre as questões relativas à sala de aula.

- Leitura do texto sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas. (30 min.)

- O formador dividirá os participantes em 7 grupos conforme cada princípio do Núcleo Pedagógico. Cada grupo lerá todo o texto e destacará os pontos importantes do princípio que lhe fora atribuído.

-Socialização dos princípios por um relator do grupo.

Após a socialização dos grupos o formador apresentará em slides um resumo sobre Núcleo Pedagógico a partir do - livro Rodadas Pedagógicas, fazendo uma relação com o trabalho realizado no espaço escolar.

DIVIDIR OS GRUPOS POR MODALIDADE DE ENSINO:
- 1º AO 5º ANO
- 6º AO 9º ANO e ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE II
[14h às 15h e 30min.] – Análise de situações vivenciadas na escola
Distribuir para os coordenadores (em grupos) registros de situações vivenciadas na escola para análise. A partir dessas discussões, cada grupo responde objetivamente (sem julgamentos) o quadro abaixo e socializará suas observações.

Situação 1
Situação 2
Situação 3
Situação 4


O que o professor faz e diz?
O que o aluno faz e diz?
Qual a tarefa/atividade?
Intervenções pedagógicas






- De posse do registro das discussões escritas em papel madeira (quadro de giz), o formador refletirá com o grupo se as ações estão adequadas, se contribuem de fato para alavancar a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. (São mobilizadoras dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, significativas, reais?)

- Cada grupo deverá propor intervenções pedagógicas para os problemas de práticas apresentadas. O relator do grupo fará a exposição para os demais.

Dando continuidade às discussões, o formador fará as devidas intervenções e apresentará a sistematização do tema - descrição –  abordado pelo livro Rodadas Pedagógicas . (slides sobre o capítulo 4).

Para enriquecer as discussões, reunir os mesmos grupos e solicitar a leitura do texto- (Textos Cuidados Pedagógicos – caderno 4).

INTERVALO - Das 16h às 16h15min

ATIVIDADE III
[Das 16h15min às 17h] – Rodada de conversa
Considerando as discussões da atividade anterior, realizar uma roda de conversa com os coordenadores a partir das seguintes questões:

- Como o coordenador pode contribuir para a prática pedagógica do professor ao orientar o planejamento em sala de aula?
  • Fazendo diagnóstico da sala de aula – resultado de aprendizagem;
  • Auxiliar com materiais – revistas, sites, sugestões de atividades;
  • Modelos de prática;
  • Conhecer as orientações curriculares.

- Quais capacidades nós coordenadores precisamos desenvolver para fortalecer o Núcleo Pedagógico? Lembrete: por exemplo, ler, mediar conflito, buscar formação, interagir, apropriar-se das leis educacionais, identificar e, descrever evidências sem julgar, propor intervenções, contribuir na tematização das formações e compreender as orientações curriculares.

- Registrar no quadro as respostas dos coordenadores.

- Com o objetivo de fortalecer o trabalho em sala de aula, analisar coletivamente uma ficha de observação e fazer os ajustes. Nesse momento, retomar a importância da observação de sala de aula como estratégia de formação do professor pelo coordenador, bem como descrição da observação e devolutiva do coordenador junto ao professor, visando à melhoria do planejamento e a necessidade de identificar se os alunos estão ou não aprendendo.

2º DIA - MANHÃ
ATIVIDADE IV
[Das 08h às 09h] – Retomada das ações de 2013
Apresentar para os participantes as ações que a SEE definiu para o ano de 2013 visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas e com isso garantir a aprendizagem de todos os alunos – Medidas estruturantes.
  • Planejamento horizontal e vertical;
  • Nivelamento;
  • Boas práticas;
  • Ver reorganização das turmas de 9º e 3º ano.
Formar grupos por escola e solicitar que os coordenadores elenquem as ações planejadas e desenvolvidas em 2013 e socializem com os demais.

ATIVIDADE V
[Das 09h às 10h] Planejamentos - Horizontal e Vertical
Retomar com os coordenadores as discussões sobre os planejamentos - horizontal e vertical para atingir o alto nível de aprendizagem dos alunos. 
  • O que caracteriza o planejamento horizontal?

  • O que caracteriza o planejamento vertical?

  • Quais as dificuldades em sua implementação?

  • Como esses planejamentos ocorrem na escola? (evidências) – a partir desta pergunta, solicitar preenchimento de uma ficha com dados sobre o planejamento horizontal e vertical:
FICHA

Após as reflexões acerca dos planejamentos - vertical e horizontal, apresentar slides com resumo dos planejamentos.
Nesse sentido, propor alternativos para consolidar no espaço escolar o planejamento.

Lembrete: Ressaltar que em algumas escolas, observamos que os planejamentos horizontal e vertical não foram efetivados da forma como foi orientado. Portanto, em 2014 a escola precisa garantir a efetivação dos planejamentos, acompanhamento pedagógico com foco na sala de aula (professor, aluno e conteúdo).

INTERVALO – 10h às 10h15min.

ATIVIDADE - VI
[Das 10h15min às 11h30min] – Análise dos padrões de aprendizagem SEAPE Prova Brasil, SAEB, SIGE, ENEM e PISA.
 Realizar um conversa pedagógica com os coordenadores sobre como compreendem e utilizam o material referente aos padrões de aprendizagem - SEAPE Prova Brasil, SAEB, SIGE, ENEM e PISA.

Considerando os padrões de desempenho e as discussões feitas,  fazer análise e preencher por escola a ficha ESPELHO DA ESCOLA.
O formador exibirá o vídeo – Fechamento do bimestre - visita da Maura

[Das h 11h30min às 12h ] - Encaminhamentos se necessários
- Olimpíadas de Língua Portuguesa – incluir o material no planejamento a partir 1º bimestre – verificar a necessidade de uma formação;
- Planejamento inicial – 10 a 14 de fevereiro;
- Oficina sobre Orientações curriculares – Língua Portuguesa e Matemática;

Avaliação do Encontro.

 Referências:

ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações Curriculares. Caderno 4. Para formar Estudantes: Propostas para Ensinar a estudar e a ler melhor.
ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações Curriculares. (Ensino Fundamental – todas as áreas curriculares).
ACRE. SEE.Planejamento escolar: compromisso com a aprendizagem.See, 2009.
City, E. A. et all.Rodadas Pedagógicas. Editora  Penso:   São Paulo, 2009.
CAED. Acre. Boletins do SEAPE, 2012. (Digital)
PHILIPPE, P. As 10 Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MATRIZES
Matrizes das avaliações externas ( PISA, Enem, Prova Brasil e SEAPE).


Obs: Pauta do 1º ao 5º diferente do 6º ao 9º ano e Médio

























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