quarta-feira, 30 de abril de 2014

Encontro Pedagógico com os Coordenadores de Ensino e Coordenadores Pedagógicos das Unidades de Ensino

                   No dia 29-04-2014 realizou-se um encontro Pedagógico no Centro de Educação Permanente- CEDUP, com a presença dos coordenadores de ensino e coordenadores pedagógicos com os objetivos de:

* Tematizar como será a análise do 1º bimestre realizada pelas escolas, com base em seus resultados;
* Possibilitar que o encontro realizado pelos coordenadores no coletivo ajude a escola autoavaliar-se;
* Favorecer a interação entre equipe e professores para que decidam que estratégias e ações serão realizadas frente aos problemas diagnosticados, no qual todos serão corresponsáveis.

Sugestão da pauta a ser discutida com os professores:

                                                  HORA DO PROFESSOR PENSAR

1-      Para fazer uma autoavaliação do 1º bimestre, leia a tabela e responda as seguintes questões:

a)      Qual a taxa de aprovação em sua disciplina por ano?
b)      Qual a taxa de reprovação em sua disciplina por ano?
c)      Qual ou quais alunos tiveram maiores números de faltas?
d)     Os alunos que não tiveram resultados satisfatórios, a que você atribui tal resultado?
e)      O que você fez para ajudar os alunos que estão com dificuldades? As atitudes que você tomou foram suficientes para resolver o problema?
f)       A escola desenvolveu algum projeto ou atividade destinado a melhorar os índices dos alunos?

g)      Como professor, você também é um eterno estudante e leitor de sua área. Que tipo de leitura você ler e como você incentiva o seu aluno a ler?

h)      Você passa tarefa para casa? Quantas por semana e como elas ajudam a reforçar o conteúdo estudado na escola?

i)        Como são os alunos? Por que eles não prestam atenção às aulas? Por que os alunos são desmotivados e desinteressados? Por que alguns alunos não conseguem aprender?

j)        O que você sabe sobre a vida dos seus alunos?

2-      Analisando fatores externos a sala de aula:
a)      Como você descreveria as Instalações físicas de sua escola?

b)      Como você descreveria o trabalho da gestão voltado para a elevação dos índices?

c)      Como você descreveria as tarefas propostas aos alunos?

d)     Sabendo que a maioria dos professores da escola possuem Ensino Superior, porque os alunos não conseguiram ainda desenvolver as habilidades previstas para o ano?

e)      Das formações continuadas que você participou, você realiza a transposição didática para a sala de aula, assim como as orientações do Coordenador Pedagógico? Cite-as.
f)       Até agora você identificou informações de forma particular. O próximo passo é fazer uma análise estabelecendo relações entre as informações. Ao final, procure construir hipóteses a respeito da situação da escola.


g)      Pensando em cada uma das suas respostas, elenque 5 prioridades e encaminhamentos para ajudar os alunos a melhorar sua aprendizagem. Ao elencar, pense nos seguintes questionamentos:
1-      Essas ações garantem que as dificuldades sejam solucionadas?
2-      O que eu posso fazer para ajudar e como?
3-      O que a Equipe pode fazer para ajudar e como?

Prioridades
Encaminhamentos
1-



1-
2-



2-
3-



3-
4-




4-
5-



5-






 













Nenhum comentário:

Postar um comentário