sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Boas práticas com os professores de História, Geografia e Ciências

             

  No dia 11 de setembro de 2014, realizou-se um Encontro de Boas Práticas com os professores  das Escolas Instituto São José, Rosaura Mourão e Instituto São José, das disciplinas de História, Geografia e Ciências.
                         Anteriormente vivenciamos uma atividade de leitura colaborativa a ser realizadas com os alunos e ontem, os professores trocaram experiências, mostrando como fizeram esta atividade com os alunos e os resultados que tiveram.

                          Escola Instituto São José




















                       Escola Edmundo Pinto








Escola Rosaura Mourão

Proposta de atividade de leitura
1- Dados de identificação: Escola: Rosaura Mourão
Disciplina: Geografia
Professor: Jair Nascimento Pontes
Turmas: 8º ano “A”; 8º ano “B”
 Primeira aula:--------- segunda aula:-------------.
2- Objetivos:
·         Compreender o que levou as grandes potências a realizar a partilha da África.
·         Analisar e refletir sobre as consequências herdadas pela política imperialista com partilha da África.

3- Texto:
Imperialismo - A Partilha Da África
Antes da leitura:
Levantamento dos conhecimentos prévio sobre o assunto
- Avisar os alunos que eles irão receber um texto que tratada partilha da África.
- Depois estimular os estudantes a falarem a respeito do assunto a partir dos seguintes questionamentos:
a) O que vocês sabem sobre a África?
b) Por que na África há tantos problemas?
c) O que vocês sabem sobre a partilha da África pelas potencias europeias?
d) Quais as consequências dessa divisão?

ü  Anotar na lousa as respostas dos alunos a respeito do assunto.
ü  Comentar com os alunos que o texto que vão ler foi publicado pela internet:
http://sinaisdahistoria.blogspot.com.br/2009/02/imperialismo-partilha-da-africa.html

ü  Escrever no quadro o título do texto: “Imperialismo - A Partilha Da África”.

ü  Perguntar os alunos se depois da anotação do título, é possível mais informações sobre a partilha da África. Novamente registrar no quadro as falas dos estudantes.

Durante a leitura:
ü   Dividir a turma em dupla e entregarpara cada uma um texto e orientá-la a fazer a leitura silenciosa e grifar os pontos mais importantes. Circular pela sala observando a atuação dos alunos e interferindo quando necessário.

PONTOS IMPORTANTES QUE PODERÃO SER DETACADOS NO TEXTO:
1- No século XIX, alguns países europeus iniciaram uma fase de intensa e crescente industrialização.
2-Neste tempo a Europa era vista como centro do mundo, o europeu era o modelo de homem e o resto do mundo foi considerado terra sem dono e os povos que o habitavam eram selvagens
3-Iniciou-se uma verdadeira corrida para África para buscar o domínio de novos espaços e ampliar as possibilidades econômicas.
4-Para evitar confrontos e guerras, os países europeus reuniram-se em 1884 na chamada Conferência do Congo, que teve lugar em Berlim e na qual a África foi repartida entre os estados europeus participantes
5-Os colonizadores usavam de violência com a população, utilizando a exploração pela força e submissão racial.
6-A ocupação paralisou o desenvolvimento específico dos povos e feriu suas culturas e autonomia.

7-Se o neocolonialismo levou progresso e desenvolvimento aos povos colonizados como alguns insistem em afirmar, por que ainda hoje a África possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o maior Índice de Pobreza Humana e o menor PIB per capita do mundo? Por que ainda tem as maiores taxas de natalidade, subnutrição, analfabetismo, mortalidade, mortalidade infantil e crescimento demográfico? Não bastasse isso, o continente está assolado por epidemias, principalmente de HIV, e pela fome.
8-Após a Conferência de Berlim, 53 países surgiram artificialmente, juntando diversos grupos etnoculturais, muitos deles rivais, que foram forçados a coexistir sobre a mesma fronteira.
9- Tal fato acentuou os conflitos tribais no continente, situação que se perpetua até hoje.

Depois da leitura:
ü   Trocar informações com os alunos a respeito do que grifaram do texto. Fazer um combinado em sala para as duplas falar uma de cada vez
a)    O que aprenderam com o texto?
b)    Quais pontos importantesvocês destacaram? Comente sobre eles.
c)    Quais dúvidas ainda têm?

ü  Caso as duplas não destaquem todos os pontos importantes, apresentar e comentar com eles esses pontos (acima descrito).


AVLIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO:
ü  Estimular os alunos a expressarem suas opiniõesde acordo com os seguintes encaminhamentos:
1-    Acharam o texto de leitura fácil ou difícil?
2-    Consideraram que as informações apresentadas são verdadeirase confiáveis?
3-Acharam que algo importante sobre o tema não foi abordado no texto?
4- Qual é o problema e quem é o responsável pela pelo que está sendo veiculado no texto?
5-No texto, qual é a proposta de solução para o problema descrito?

ü  Propor então, à leitura compartilhada do texto com a classe, fazendo parada estratégica para destacar alguns trechos e esclarecer algumas dúvidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário