quarta-feira, 4 de maio de 2016

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE - TARAUACÁ


O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é uma estrutura descentralizada de apoio permanente ao processo de introdução da tecnologia nas escolas públicas. Nele estão sendo preparados os professores dos Ensinos Fundamental e Médio e os técnicos de suporte à Informática Educativa das escolas. Cada núcleo dispõe de uma equipe composta por educadores (multiplicadores) e especialistas em Informática Educativa, que foram capacitados através de cursos de especialização ministrados pelas principais universidades do país.

Em Tarauacá, o NTE está localizado no prédio do Cedup/Polo UAB, sob a Coordenação da Professora Maria do Livramento (Joia Sampaio), apoio da Professora Elizangela Aragão e tendo como Formador e Suporte Técnico, Professor Eronildo Marques. 

Os NTEs dispõem de laboratórios semelhantes aos das escolas, de forma a reproduzir o ambiente tecnológico que estará disponível para os professores e alunos, além de equipamentos para teste e avaliação de programas educativos.

As principais funções do NTE são:

Capacitar professores e técnicos de suporte;
Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas;
Pesquisar, desenvolver e disseminar experiências educacionais;
Interagir com as Coordenações Regionais e Nacionais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo);
Sensibilizar e motivar as escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
Formação continuada dos professores e das equipes administradoras das escolas;
Acompanhamento e avaliação local do processo de informatização das escolas.


Mini-Oficina com a coordenadora do Nte Tarauaca, suporte, coordenação de ensino e coordenação de AEE- Ensino especial. Escola: Instituto São José. Conteúdo: Computador interativo Composição: hardware e softwares Projeção Ferramentas de áudio e vídeo Ferramentas de produtividade Sincronização de docs. windows e Linux Conectividade (internet) Conexão de dispositivos (pendrive e DVD) Recursos da lousa digital Tutoriais disponíveis no YouTube. Estratégias de oficinas com professores Dificuldades a serem superadas.


As imagens são registros da oficina realizada com professores, coordenadores e alunos do sétimo e oitavo ano, sobre o computador interativo: projetor, computador e lousa digital na escola Delzuite Barroso. 
 

Oficina com o Computador Interativo com coordenadores e professores da Escola de Ensino Fundamental Tupanir Gaudêncio.


Servidor do laboratório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista.


Restauração laboratório de informática Escola Instituto São José. Espaço pronto pra uso.


Oficina utilizando o computador interativo Positivo Daruma nas escolas Delzuite Barroso e Instituto São José . É computador portátil, projetor e lousa digital. Esse equipamento proporcionará aulas mais interessantes através da inovação e pela dinâmica que o professor poderá agregar ao seu plano de trabalho. Oferece conteúdo didático interdiciplinar com sistema áudio visual de alta qualidade e moderniza o espaço de ensino e aprendizagem. Acessa Internet e sinaliza para o giz e o livro didático dizendo cheguei. É uma tendência para aplicação de novas metodologias de ensino. Para expansão no sistema educacional, precisaremos de políticas públicas, capacidade de investimento e vontade de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário