quarta-feira, 15 de junho de 2016

Escolas da Rede estadual debatem a Base Nacional Comum Curricular


Professores, gestores e coordenadores das escolas estaduais acrianas localizadas no município de Tarauacá, tiveram uma programação diferente nesta quarta feira, 15 de junho. A data foi reservada para o Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como ponto de discussão ações pontuais de análise da Proposta Preliminar divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).  


Os encontros, promovidos pela equipe do Núcleo Estadual de Educação, aconteceram em dois pólos. O pólo 1, a Escola São José, onde o debate se deu com profissionais que atuam do 1º ao 5º ano e o Pólo 2, na Escola Plácido de Castro com profissionais do 6º ao 9º ano. Na próxima sexta feira, o debate acontecerá com os profissionais do ensino médio. 


A Base Nacional Comum Curricular é um texto elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob a coordenação do MEC. Nesta etapa, a proposta segue aberta para sugestões via internet no site www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Na sequência, será submetido à consulta pública e depois a parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa do MEC é concluir todo o processo ainda em 2016. Neste mês de junho se encerrará o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta.


O texto preliminar do documento busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer com que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.


O Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apenas uma das ações programadas para a discussão da BNCC. As instituições envolvidas na Comissão têm autonomia para trabalhar ações próprias para discussão da Base. 


ENTENDA A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - A BNCC é o documento que detalha o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do País. A Base Comum está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/


O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma "proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento". A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário