terça-feira, 14 de junho de 2016

TARAUACÁ NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE NOVA LEI DE GESTÃO ESCOLAR

Audiência Pública em Feijó
Uma delegação de educadores representando o município de Tarauacá, composta por professores, gestores escolares, coordenação do núcleo estadual de educação e representantes do sindicato da educação, esteve no município de Feijó, na tarde desta segunda feira, 13 de junho, onde participou de uma Audiência Pública para discutir a nova Lei de Gestão Democrática das escolas da rede pública estadual de Educação Básica. O encontro aconteceu no auditório do CEDUP e foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). 

Delegação de Tarauacá com os deputados
Participaram do encontro, deputados estaduais, vereadores, representantes das SEE nos município de Tarauacá e Feijó, além de gestores escolares, professores, servidores de apoio, estudantes. Presentes também representantes do Sinteac.

Deputado Daniel Zen coordenou o debate.
O evento foi coordenado pelo deputado Daniel Zen (PT), que preside a Comissão na Aleac. O parlamentar apresentou o projeto ao público presente e depois promoveu um grande debate onde os participantes puderam contribuir com sugestões para melhoramento do Projeto de Lei. 

Gestores da Educação de Tarauacá, presentes no encontro
Participaram também os deputados Jesus Sérgio (PDT) e André Vale (PRB), Coordenadoras dos núcleo de educação de Tarauacá, professora Francisca Aragão, Feijó professora Cardoci Paiva, representado o Sinteac, professor Eurico Paz (Tarauacá) e José Nogueira (Feijó).  

Gestores Escolares no debate
O debate que iniciou por volta das 14:30 horas, se estendeu até o final da tarde. todos tiveram a oportunidade conhecer a proposta de lei, debater os temas e apresentar sugestões.  

Professor e Deputado Jesus Sérgio
De acordo com a nova Lei de Gestão Democrática, todos os segmentos da comunidade escolar participarão mais ativamente das decisões em todos os setores. Incluem-se nesse aspecto, programas pedagógicos, técnico – administrativos e gerenciais. O Acre foi pioneiro nessa iniciativa de gestão.

Audiência Pública em Feijó
Os parlamentares discorreram sobre a nova lei e destacaram a importância das audiências para o melhoramento da mesma. 

Professoras Francisca Aragão e Cardoci Paiva - Núcleos de Educação e Feijó

Entende-se por gestão democrática o processo intencional, sistemático, e participativo de tomada de decisão, orientado para obtenção de resultados, com envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar. O Acre foi pioneiro na introdução desse tipo de gestão nas escolas e, atualmente, trabalha envolvendo os aspectos pedagógicos, técnico – administrativos e gerenciais do processo de gestão escolar.

Eurico Paz e José Nogueira - Sinteac
Após o encerramento das audiências públicas, as propostas serão sistematizadas e o projeto será apresentado pelo poder executivo para apreciação e possível aprovação dos deputados estaduais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário