quarta-feira, 27 de julho de 2016

AULA INAUGURAL DO CURSO DE LETRAS EM TARAUACÁ

 

Aconteceu na tarde desta quarta feira, 27 de julho, no Salão de reuniões da Câmara de Vereadores de Tarauacá, a Solenidade da Aula Inaugural do Curso de Letras - Português, oferecido no município através do PAFOR - Plano Nacional de formação de Professores da Educação Básica. 


O Evento, promovido pela Universidade Federal do Acre  - UFAC, contou com a presença da Pro-Reitora de Graduação Professora Dra. Aline Nicolli, Coordenador do PAFOR e Diretor da Diretoria de Apoio a Interiorização e Programas Especiais (DAIPES), Professor Doutor Mark Clark Assen, Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, representando o Secretário Marcos Brandão, Professora Francisca Aragão, Secretário Municipal de Educação representando o Prefeito do Município, Professor Carlos Gomes, Coordenadora do Núcleo da UFAC em Tarauacá , Professora Leila Oliveira e o Presidente do Sinteac, Professor Eurico Paz. Presentes ainda, os 62 estudantes do curso.


No Acre já são 33 turmas do PAFOR em 19 municípios numa parceria entre UFAC, prefeituras e Governo do Estado. 


Em Tarauacá, são 7 turmas de licenciatura oferecidas atualmente pela UFAC, sendo, 5 de pedagogia, 1 de matemática e uma de letras. 


O curso de Letras terá duração de 4 anos e está previsto para encerrar em 2020. É oferecido para professores das redes estadual e municipal de Tarauacá e Feijó. 

Em sua fala, a Professora Francisca Aragão destacou os esforços do Governo do Estado do Acre, nesses últimos 17 anos, para realizar grandes investimentos na formação de nossos professores. Fez agradecimentos aos parceiros, especialmente, a UFAC, e disse que recentemente esteve participando de um seminário no Campus da Instituição em Rio Branco e ficou impressionada com a organização e conservação da estrutura, que favorece ao aprendizado e condições de trabalho dos profissionais de ensino.

"Recebam meus parabéns e levem meus cumprimentos ao Reitor Minouro Kimpara pelo grande trabalho que desenvolve à frente da nossa universidade", disse a coordenadora. 


Falando para os alunos do curso de letras a Professora Francisca destacou a luta de todos para o oferecimento das oportunidades. "Temos excelentes profissionais da educação em Tarauacá e uma prova disso é que nossas 8 escolas da zona urbana de Tarauacá estão classificadas no IDEB, acima do adequado. Somos 96 salas do Asas da Florestania oferecendo ensino fundamental e médio ao nosso povo, graças às nossas parcerias. Aproveitem a oportunidade que lhes é oferecida neste momento", concluiu.


Pro-Reitora de Graduação Professora Dra. Aline Nicolli deu boas vindas aos novos estudantes e disse que apesar das dificuldades que vão aparecer nesses longos 4 anos. "Tão importante quanto começar é vocês estarem aqui depois desses 4 anos", comentou.

As aulas já começaram desde o dia 11 de julho em dois turnos (manha e tarde). no prédio do Cedup e no espaço do Sinteac.


Do Núcleo Estadual de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário