sexta-feira, 22 de julho de 2016

No Acre seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular reúne mais de 400 pessoas

(Foto: Maria Izauniria Nunes da Silva/ Undime AC)
A comissão estadual de mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Acre, constituída por representantes do Consed, da Undime, do Conselho Estadual de Educação, da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib), da Casa do Estudante Acreano (CEA) e das Escolas Particulares (Sinepe), realizou na última quarta (20) e quinta-feira (21) o seminário no estado para debater a Base Nacional Comum Curricular.

O evento foi realizado na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco (AC), e reuniu cerca de 450 participantes. Entre eles professores da educação básica, alunos do Ensino Médio, especialistas e representantes de instituições ligadas à educação no estado. Os participantes foram selecionados por meio de chamada pública.

O seminário teve como objetivo analisar a segunda versão da Base e propor contribuições ao documento. Isso porque, entre os meses de junho e agosto todos os estados da federação e o Distrito Federal promoverão seminários para debater a segunda versão da BNCC e apresentar contribuições ao documento. Na primeira etapa, 116 especialistas participaram do processo de construção da BNCC e o texto apresentado recebeu mais de 12 milhões de contribuições, por meio do portal da Base, criado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a programação, os participantes trabalharam em grupos e analisaram os objetivos de aprendizagem e as etapas da educação básica por meio dos eixos de formação e direitos de aprendizagem. O próximo passo, após a realização do seminário, é a elaboração de um relatório com as contribuições apresentadas durante o evento. A comissão estadual deverá enviá-lo ao comitê gestor dessa etapa de discussão da BNCC, formado pelo Consed e pela Undime. O comitê gestor será responsável por sistematizar os relatórios estaduais e o distrital para então enviar ao MEC.

Para saber mais sobre os seminários estaduais que debatem a BNCC acesse: http://seminarios.bncc.undime.org.br/

Fonte: Undime

Nenhum comentário:

Postar um comentário