quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo lança projeto voltado para servidores em processo de aposentadoria

O lançamento do projeto contou com a presença de servidores da SGA que estão em processo de aposentadoria (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Pelo menos mil servidores públicos do Estado do Acre irão se aposentar nos próximos anos. Os dados são da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) que tem, em seu quadro, 40 colaboradores nessa condição.

Pensando em tornar o momento de transição menos impactante, o governo do Estado, por meio da Diretoria de Humanização da SGA, lançou nesta terça-feira, 28, o Projeto Preparação para o Futuro (PPF) que visa trabalhar o processo de adaptação dos futuros aposentados à nova realidade de vida.

“É uma previsão legal a preparação dessas pessoas com dois anos de antecedência trabalhando questões financeiras, de saúde e culturais e mostrando outras oportunidades para que esse processo não seja de ruptura, e sim de adaptação à uma nova vida para quem tanto contribuiu para a vida pública”, disse a diretora de Humanização, Elineide Meireles.

O projeto vai ajudar servidores como a Marli Barros, de 64 anos, que atua no serviço público há 31. Ela possui tempo e idade de contribuição e pode se aposentar no ano que vem, mas, a ideia ainda precisa ser amadurecida pela funcionária pública.Marli Barros: “Eu preciso desse apoio, porque não estou preparada para me aposentar” (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Eu não me sinto preparada para me aposentar porque amo fazer o que faço, que é receber as pessoas que vêm até a SGA em busca de atendimento. A gente fica um pouco assustada com essa mudança e, por isso, precisamos sim de projetos como esse, porque eu conheço pessoas que depois que se aposentaram ficaram sem assistência, não tiveram nenhum apoio e ficaram se sentindo mal, adoeceram porque mudou a rotina bruscamente”, disse.

Os grupos formados participarão de palestras, oficinas e passeios pela cidade. Inicialmente a fase piloto irá atender somente os funcionários da SGA, mas segundo a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, será ampliado aos demais servidores.

“Tudo tem seu tempo, nós temos um tempo. Na nossa trajetória de vida abdicamos da família por causa do trabalho e chega uma hora que temos que dar atenção aos familiares como deram para o serviço público. O projeto vem para trabalhar os prejuízos e os aspectos emocionais e sociais. É duro mudar a rotina, por isso o projeto foi criado para diminuir esse impacto. A ideia é contemplar todos os servidores que estão se preparando para se aposentar”, comentou a secretária.

fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário