sexta-feira, 7 de junho de 2019

CENSO ESCOLAR 2019 É LANÇADO EM TARAUACÁ


Com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Tarauacá, Prefeitura de Feijó, Gestores Escolares da Regional Tarauacá - Envira, Sinteac e professores, aconteceu na manhã da última quinta feira, 6 de junho, o Lançamento do Censo Escola 2019. O evento foi realizado durante dota manha no auditório do Sinteac. 



Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo Estadual de Educação  som comando da Professora Deise Catão. Deise fez a abertura oficial, dando boas vindas a todos e desejando uma manhã de trabalho produtivo. 



Participaram do encontro Márcio Mourão - Diretor de Planejamento Orçamento e Desenvolvimento Institucional, representando o Secretário Estadual de Educação, Martins Rodrigues Casas - Chefe da Divisão e Monitoramento de Dados Escolares, Jelsoni Calixto - Coordenador Estadual do Censo Escolar, Marilete Vitorino - Prefeita de Tarauacá, Orlando Bezerra - Secretário Municipal de Educação, Lauro Benigno - Presidente do Sinteac, Everly Damasceno -  Coordenador do Núcleo de Educação de Feijó, Geagila Santos - Representante da Secretaria Municipal de Educação de Feijó e Deise Maria de Abreu Catão Coordenadora do Nucleo Estadual de Educação de Tarauacá.


A programação contou ainda com atividades culturais com apresentação de música pelo Coral da Escola Estadual João Ribeiro que cantou o Hino de Tarauacá e uma apresentação teatral de crianças da Escola Municipal Infantil Aucilene Calixto.



O Censo Escolar 2019, cuja primeira etapa já está em andamento e se estende até o dia 31 de julho, é um mecanismo importante para que o governo do estado saiba quantos estudantes existem nas redes públicas estadual, municipal e privada. A coleta de informações segue até o dia 31 de agosto, quando os dados serão tabulados e analisados pelo Instituo Anísio Teixeira, o Inep, organizador da pesquisa. A segunda fase começa no dia 1º de setembro e vai até o dia 30 do mesmo mês.


De posse desses números é que o governo federal calcula o montante de recursos que serão destinados ao Estado. Pelo censo escolar será definido, por exemplo, quanto o Acre receberá do Fundo Nacional da Educação Básica, o Fundeb, ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar ou ainda o de Transporte Escolar.



















Assessoria Nucleo de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário