segunda-feira, 23 de abril de 2018

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA EDMUNDO PINTO.


A Escola Estadual Edmundo Pinto de Almeida Neto, inaugurada em 15 de agosto de 1992, está situada na Rua Cosmo da Costa Brasil, Nº 1350, Bairro Corcovado. Estiveram presentes na inauguração, o Governador Romildo Magalhães, o prefeito Cleir Fernandes, o Deputado Estadual Chico Sombra e os vereadores Cleudon Rocha, Edmilson Abreu e Elza Prado. 


O nome é uma homenagem ao então Gov. Edmundo Pinto de Almeida Neto, que a construiu atendendo uma reivindicação da comunidade. Anteriormente a escola se chamava Maria Angélica de Castro. Logo após sua morte prematura por assassinado em 17 de maio de1992, a comunidade reivindicou a mudança do nome para homenageá-lo.


Em 2018 a escola atende 212 estudantes do 3º ao 9º anos em dois turnos de trabalho, das comunidades dos Bairros Corcovado e Conquista.  

O quadro de pessoal é formado por 12 professores e 10 servidores do quadro administrativo. 

No período da noite o espaço da escola é cedido para instituições parceiras e seus projetos educacionais alternativos como "Quero Ler" desenvolvido pela SEE e atividades do IFAC.


No comando da escola está a Diretora Professora Francélia Maria da Luz Madeiro, 49 anos, pedagoga com especialização em Gestão Escolar.


Professora Ieda Maria dos Amauacas Gomes, 57 anos, graduada em história, com espacialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade é a Coordenadora Pedagógica.


Servidora Luceíde Carvalho Pereira, 49 anos, fornada em Ensino Médio, é a Coordenadora Administrativa.


Servidora Sâmia Maria Luz Lima, 47 anos, formada em ensino médio, é a Secretária Escolar.


Auxiliar de secretaria, Servidora Maria Livramento da Silva, 23 anos, ensino médio.


Professora Ângela Vale Maia, 32 anos, pedagoga e responsável pelo ensino fundamental do 3º ao 5º ano. 

Breve Histórico

As atividade na escola iniciaram em 1992 com 120 alunos divididos em seis turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de 1ª a 6ª séries.

Até 2001 a escola pertencia a rede de Ensino Rural, passando a pertencer a rede urbana em 2002, quando da estruturação da colônia, que passou a categoria bairro. 

Através do decreto Nº 8721 de 10 de Outubro de 2003, publicado no Diário Oficial do Estado do Acre, no dia 02 – 01 – 2004 em atendimento as exigências da lei 9394/96 (LDB) no que se refere aos níveis de Ensino, a instituição foi renomeada para: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gov. Edmundo Pinto de Almeida Neto. 

A portaria Nº 3642 de 20 de Julho de 2006 com efeito retroativo a 1992, autorizou o funcionamento da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Educação de jovens e adulto 1º e 2º seguimento. 

DIRETORES 

- O 1º diretor da escola foi o Prof. Aldenez José Mesquita Lima, que administrou de 1992 a 1998; 

- Nezu Justino de 1999 a 2001, quando renunciou ao seu ultimo ano de mandato; 

- Marilena Vieira da Silva eleita em 14 / 12 / 2001, permaneceu até 14 / 10 /2002, quando entrou de licença maternidade. 

- Indicada pelo Conselho Escolar assumiu interinamente a Prof.ª Iêda Maria Gomes Machado até 02 / 04 / 2003, reafirmada no cargo com a renuncia de Marilena Vieira da Silva, permaneceu até 26 /06 / 2003, quando renunciou ao cargo;

- Assumindo provisoriamente a Profª. Aurelina Pinheiro Diniz de 30 /06 / 2003 a 02 / 04 / 2004. 

- Professor Julio Guilherme Peres de Menezes administrou provisoriamente por 90 dias, sendo eleito em 11 de Maio de 2004, permanecendo até 10 de Fevereiro de 2005, quando se afastou para gozar de licença premio de 03 meses;

- Assumindo por ter sido indicada pelo o Núcleo de Educação com a aprovação do Conselho Escolar, Luzia Prado Bayma, administrou a escola até 24 / 05 / 2005, quando foi realizada uma eleição direta, por Julio Guilherme Peres de Menezes ter sido exonerado do cargo durante o período de licença; 

- Eleita Maria das Graças Martins Lima que teve o mandato prorrogado até 2007;

- Iêda Maria dos Amauacas Gomes, eleita em 23 / 11 / 2007, para o quadriênio de 2008 a 2012. 

Atualmente Professora Francélia Maria da Luz Madeiro, eleita em 2012, tem mandato até 2019.

O Conselho Escolar foi homologado em 1996, registrado com o CNPJ: 01. 228. 087/0001 – 11. A 1ª presidente do conselho foi Prof. Maria das Dores Quirino Araújo que permaneceu até 30 de março de 2003, quando foi eleita a Prof. Maria do Socorro Oliveira Paula permanecendo até 26 de maio de 2008. Hoje responde pelo Conselho Escolar Antonia Monaliza Amauacas Gomes. 

Em 2001 a escola foi ampliada em duas salas e passaram por reforma a diretoria, almoxarifados e banheiros. 

Em 2006 a escola foi padronizada para atender a Educação Infantil e Ensino Fundamental com a ampliação da sala de informática, biblioteca, cantina, refeitório, escovodromo e áreas externas. 

Em 2007, a escola implementou o Ens. Fundamental de 09 anos, atendendo a lei 11. 274 de 06 de fevereiro de 2006, que autera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9394, de 20 de dezembro de 96 e estabelece diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 09 anos para o Ensino Fundamental com matrícula obrigatória aos 06 anos. Anos iniciais faixa etária de 06 a 10 anos - duração de 05 anos. Anos finais faixa etária de 11 a 14 anos – duração de 04 anos. 

Em 2018 a escola atende 212 estudantes do 3º ao 9º anos em dois turnos de trabalho, das comunidades dos Bairros Corcovado e Conquista.  

O quadro de pessoal é formado por 12 professores e 10 servidores do quadro administrativo. 

No período da noite o espaço da escola é cedido para instituições parceiras e seus projetos educacionais alternativos como "Quero Ler" desenvolvido pela SEE e atividades do IFAC.

Assessoria de Comunicação
Núcleo Estadual de Educação
Tarauacá-Acre

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