quarta-feira, 16 de maio de 2018

CONHEÇA A HISTÓRIA E EQUIPE GESTORA DO INSTITUTO SÃO JOSÉ


Fundado em 1964 em Tarauacá, o Instituto São José é uma das mais tradicionais instituições de ensino no município.  Em 1972, foi assinado um Convênio entre a Secretaria do Estado de Educação e a Diocese de Cruzeiro do Sul para atender alunos da Rede Estadual de Ensino . 

A Gestora Professora Desterro prado fala sobre a escola. "A nossa missão é trabalhar em parceria e integração com a comunidade oferecendo uma educação de qualidade, em que prevaleça o respeito mútuo a solidariedade e a excelência" disse a Gestora Desterro.

Em 2017 teve um índice de aprovação de 98,9%, freqüência de 93,5%, 76% de Média Padrão e 1,1% de reprovação. No último IDEB alcançou 6,2 nos anos iniciais e 5,4 nos anos finais. 

Em 2018 atende uma clientela de 800 alunos, com um quadro de 31 professores e 27 servidores administrativos. 


A equipe gestora tem à frente a Professora Diretora Maria do Desterro Prado Bayma, 57 anos, licenciada em Pedagogia e com especialização em Alfabetização. Compõem ainda a equipe a coordenadora de ensino Francicleia da Rocha Derze, coordenadora administrativa Marli Oliveira, coordenadora pedagógica Maria José Gadelha Zumba - 1º ao 5º ano e Mariluce Torquato de Sousa - 6º ao 9º ano e o secretário Sidney Lustoza dos Santos. 


Gestora – Maria do Desterro Prado Bayma – 57 anos, licenciada em Pedagogia e Pós graduada em alfabetização. 



Coordenadora de Ensino – Francicleia da Rocha Derze, 42 anos, licenciada em Letras/ Vernáculo, com especialização em Lingüística: leitura e produção textual. 



Coordenadora Administrativa – Marli Oliveira - Formação Técnica em secretaria Escolar.



Coordenadora Pedagógica – Maria José Gadelha Zumba- 49 anos, Licenciada em Pedagogia com Especialização em psicopedagogia. 


Coordenadora Pedagógica – Mariluce Torquato de Sousa – 43 anos, formada em geografia com Especialização em Psicopedagogia. 



Secretário – Sidney Lustoza dos Santos- 22 anos, formado em Matemática. 


HISTÓRICO DA ESCOLA INSTITUTO SÃO JOSÉ

A Escola Instituto São José iniciou sua História Educacional neste município no ano de 1964, num prédio desapropriado situado à Rua Cel. Juvêncio Menezes. 

A escola iniciou suas atividades escolares com duas turmas de 1ª série, com 47 alunos matriculados, sendo as professoras pioneiras: Francisca Lima Aragão e Raimunda Iza dos Santos. Suas marcas permanecerão para sempre como pessoas dedicadas e prontas a colaborar no progresso da comunidade por meio da Educação. 

Em 1965, a escola passou a funcionar com quatro turmas: duas de 1ª série, uma de 2ª série e outra de 5ª série. Integraram como professora, além de Francisca Lima Aragão, Maria de Lourdes Rodrigues Maia, Letícia Cavalcante Damasceno e Maria Barroso de Araújo, tendo sempre como diretor o Reverendíssimo Padre Raymundo Agnaldo Pereira Trindade. 

Em 1971, a pedido do Bispo chegam as Irmãs de Nossa Senhora para assumir a direção da Escola paroquial São José. Ainda no mesmo ano iniciou-se a construção do atual prédio, localizado à Rua Benjamim Constant, 1325. Em 2015 após 44 anos de um grande trabalho prestado a esta instituição as irmãs deixaram a direção da escola. 

Em 1972, foi assinado um Convênio entre a Secretaria do Estado de Educação e a Diocese de Cruzeiro do Sul. 

Em 1975 passou a ser denominada de INSTITUTO SÃO JOSÉ e estendeu suas atividades também de 5ª à 8ª série, completando assim o Ensino Fundamental. 

Devido ao aumento da clientela, se fez necessário a construção de mais duas alas com 06 salas disponíveis. 

Em 2018, a Escola completou 54 anos, de relevantes trabalhos, a comunidade tarauacaense. 

Tendo como Equipe de trabalho: Diretora –Professora Maria do Desterro Prado Bayma; Coordenadora de Ensino – Francicléia da Rocha Derze; Coordenadoras Pedagógicas – Professora Mariluce Torquato, a Professora Maria José Gagelha Zumba e a Coordenadora Administrativa Marli Braga de Oliveira, contando ainda com seu quadro de 31 professores e 27 servidores de apoio atendendo a uma clientela de 793 alunos em dois turnos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário