terça-feira, 22 de maio de 2018

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA DELZUITE BARROSO


A Escola Estadual Delzuite Barroso Braga de Araújo, localizada à Avenida Avelino Leal, n° 2032, no Bairro Copacabana, em Tarauacá, foi inaugurada no dia 25 de junho de 1988. O nome é uma homenagem À grande educadora, Professora Delzuite Barroso Braga de Araújo, que muito lutou e se dedicou pela educação do município.

Em 2018, atende cerca de 500 alunos matriculados, distribuídos em 3 turnos, com turmas de AEE, 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos e Projeto Quero Ler. A escola ainda atende um anexo na Penitenciária Moacir Prado, outro anexo na Igreja São Francisco.

Atualmente a escola está sob a direção da professora Dalva da Silva Pontes, exercendo o primeiro mandato, desde o início de fevereiro do ano de 2016. Funciona com o quadro de funcionários composto de 01 Diretora, 01 Coordenadora Administrativa, 01 Secretária, 03 Coordenadores Pedagógicos, totalizando 06 funcionários da Equipe Gestora, 29 professores e 01 Auxiliar de Secretaria, 04 Auxiliares Escolares, 02 Serventes, 02 Merendeiros, 01 Cuidadora e 01 Porteiro, totalizando 11 servidores.

Conheça a Equipe Gestora:


Dalva da Silva Pontes, Gestora, Formada em Pedagogia e Pós Graduada em Gestão Escolar


Teresinha de Jesus da Silva Oliveira, Coordenadora Pedagógica de 1º ao 5º ano, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão Escolar.


Mª Luzanira Matias Correia, Coordenadora Pedagógica de 6º ao 9º  ano, formada em Pedagogia e Pós-graduada em Gestão Escolar.


Marthânia Nascimento Braz, Coordenadora Administrativa com ensino Superior Incompleto.


Francisca Leila da Silva Batista, Secretária Escolar, Formada em Técnico em Secretaria Escolar.


José Valtamir de Lima, Coordenador Pedagógica de EJA, graduado em Letras com especialização em Psicopedagogia.





Histórico 

O surgimento da Escola Delzuite Barroso Braga de Araújo se deu através das necessidades e do interesse da comunidade da zona rural e do próprio bairro de Copacabana, em ter um espaço para acolher tantas crianças e jovens que tinham que se deslocar até o centro da cidade para estudar. No princípio era apenas uma pequena escola que atendia uma clientela das comunidades rural e urbana. Tempos depois se tornou pequena para a sua clientela. Foi então que o Governador do Estado da época, Flaviano Melo, decidiu construir uma nova escola que pudesse atender a essa demanda.

No dia 25 de junho de 1988 foi sua inauguração em homenagem justa a uma grande educadora, professora Delzuíte Barroso Braga de Araújo, que muito lutou e se dedicou pela educação do município. 

Autorizada a funcionar pelo Decreto nº 10 de 07/02/79 e ratificada pelo Decreto Estadual nº 8.721- 01/10/2003 SEE-AC no ano de 1988. A Escola foi administrada pelas então Diretoras: Profª Terezinha Maia Vera, Prof. Arthenizia Nobre, Profª Giseles Maria Saraiva Lessa, Maria Lucilene Andrade Moreira e Maria Elisângela Aragão Cavalcante.



Ações 2018

As ações para 2018 são: Projeto de Leitura e Escrita (Contando, Recontando e Encantando) onde já realizamos a abertura para a comunidade escolar, Projeto de Matemática (Criando Situações de Aprendizagem para o Ensino da Matemática), Dia das Mães, Conselho de Classe, Audiência Pública, Reunião de Pais por turma, Palestra, Visitas às casas dos alunos faltosos, Reunião Trimestral informativa sobre a importância das aulas de reforço e importância do acompanhamento dos pais no processo de ensino-aprendizagem, Monitoramento dos alunos que não tiveram rendimento satisfatório na avaliação do SEAPE, Avaliação das ações e das metas, Controle de Frequência, Comemoração dos aniversariantes da Escola, Bingo, Caipira, Dia de Lazer e Torneio de Futebol com os alunos de média padrão por bimestre, Rifa, Almoço Beneficente, Brechó, Ação de saúde para a comunidade, Horta e Jardim Elevado.


A diretora Dalva Pontes disse que a expectativa para 2018 é de grandes avanços. "Conseguimos a ampliação de 02 salas de aula e a reforma da Escola. Também tivemos câmeras de vídeo e alarmes instalados na escola e contamos com o apoio da Polícia Militar, realizando o Policiamento Escolar", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário