terça-feira, 21 de maio de 2019

18,1 milhões de estudantes farão a prova da OBMEP nesta teça feira


A Primeira Fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019 ocorrerá nesta terça-feira (21) em mais de 54 mil instituições de ensino de todo o país. Nesta primeira etapa, mais de 18,1 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios estão inscritos para a prova.

Cada uma das 54.830 escolas participantes – número recorde de unidades de ensino inscritas – aplicará e corrigirá as provas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os concorrentes terão duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade:Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Nível 3 (estudantes do Ensino Médio). Os alunos classificados nesta etapa farão a prova da Segunda Fase, em 28 de setembro.

“A prova da OBMEP permite detectar alunos com talento para a Matemática. Uma premiação na olimpíada abre portas. A participação nos programas de iniciação científica, por exemplo, onde o jovem tem contato com colegas com aptidões, interesses e ambições semelhantes”, observa o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

Sobre a OBMEP

Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a acompetição é destinada a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. 

A olimpíada objetiva contribuir para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para 3 de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário